Os usos sociais que as crianças fazem das mídias na vida

Autores/as

  • Maria Esperança de Paula Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rita Marisa Ribes Pereira

Resumen

Este estudo desenvolvido entre 2006 e 2008 buscou compreender a relação da criança com a cultura midiática e o uso social que as crianças estabelecem nas suas vidas e nos seus cotidianos com a mídia, buscando dar sentido às vozes e representá-las em textos, não somente as vozes, mas também aos silêncios sentidos, muitas vezes despercebidos pelos olhares adultos. Em 2006 iniciamos a pesquisa com um grupo de 32 crianças na faixa etária de cinco anos, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa utilizamos a metodologia de pesquisa-ação selecionando produções gráficas, relatos orais e oficinas que podem ser entendidos como documentos de análise para validação das tessituras presentes na pesquisa.

Biografía del autor/a

Maria Esperança de Paula, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialista em Comunicação, Tecnologia e Educação com ênfase em EAD. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenadora de Tecnologia Educacional - Colégio Padre Eustáquio, Coordenadora de projetos PEA/UNESCO do Colégio Padre Eustáquio. Atuou como docente, pesquisadora, coordenadora do Centro de Ensino da Faculdade de Educação, coordenadora do CEPEAD – Centro de Pesquisa em Educação a Distância e Coordenadora do programa UAB na Universidade do Estado de Minas Gerais. Experiências na área de consultoria educacional e corporativa, tendo como referência: UTRAMIG, Fundação João Pinheiro, FRAMINAS e outras instituições. Desenvolveu atividades nos seguintes temas: educação, EaD, tecnologias midiáticas e infância.

Publicado

2018-03-27

Número

Sección

Artigos