Visualizando o Tabuleiro de Xadrez e os movimentos básicos de suas peças

Autores/as

  • Elida de Sousa Soares Silva
  • Shirley Coury Correa

Resumen

O presente projeto elucida sobre a mediação frente a dificuldade de integrantes do próprio grupo em relação a compreensão da lógica especial do tabuleiro de Xadrez e do movimento de suas peças. Esse trabalho compos o evento “Reflexões sobre o Saber Docente: os saberes da docência no campo de formação de professores”, realizado na FAE/ CBH/ UEMG em outubro de 2015. Para tal utilizamos como arcabouço teórico os estudos de: FILGUTH(2006); GARDNER(2010); MACEDO(1995); VYGOTSKY(1934) e REZENDE(2002), Consideramos nessa experiencia lúdica o jogo de xadrez como um instrumento didático pois reflete na trajetoria escolar do educando uma perspectiva de múltiplas relações, estratégias, e produção de novas habilidades e competências, além do interesse por aprender.

Publicado

2018-11-21

Número

Sección

Artigos