Contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a formação do/a pedagogo/a na FaE/UEMG: um relato de experiência

Autores

  • Daniela Amaral Silva Freitas
  • Ayana Omi Amorim de Oliveira
  • Eliete Batista de Paiva
  • Carla Carneiro Costa Maciel de Paiva
  • Polyane de Aquino Cipriano
  • Priscilla Costa Faustino
  • Ranna Alves
  • Rebecca Schirmer de Souza Vasconcelos
  • Stephanie Queiroz de Assis Marques

Resumo

Este texto tem como objetivo, apresentar as experiências vivenciadas por alunas-bolsistas do Programa de Educação Tutorial e relatar de que maneira o programa pode contribuir não só para a formação docente, mas também, para uma formação para a vida, uma vez que amplia o olhar dos(as) alunos(as) para a temática étnico-racial, problematizando-a no campo educacional e social. Primeiramente foram apresentados relatos de experiências, escritos a partir de observações realizadas por alunas bolsistas do PET, que retratam episódios de preconceito e a discriminação racial que acontecerem em diferentes escolas de Belo Horizonte e região metropolitana. Em seguida, foram apresentadas cenas de racismo vivenciadas por essas alunas na família, na rua, em instituições e no cotidiano em geral. Na sequência de cada bloco de cenas foram tecidos alguns breves comentários que situam e problematizam os relatos.

Downloads

Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos