Contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a formação do/a pedagogo/a na FaE/UEMG: um relato de experiência
Autores
Daniela Amaral Silva Freitas
Ayana Omi Amorim de Oliveira
Eliete Batista de Paiva
Carla Carneiro Costa Maciel de Paiva
Polyane de Aquino Cipriano
Priscilla Costa Faustino
Ranna Alves
Rebecca Schirmer de Souza Vasconcelos
Stephanie Queiroz de Assis Marques
Resumo
Este texto tem como objetivo, apresentar as experiências vivenciadas por alunas-bolsistas do Programa de Educação Tutorial e relatar de que maneira o programa pode contribuir não só para a formação docente, mas também, para uma formação para a vida, uma vez que amplia o olhar dos(as) alunos(as) para a temática étnico-racial, problematizando-a no campo educacional e social. Primeiramente foram apresentados relatos de experiências, escritos a partir de observações realizadas por alunas bolsistas do PET, que retratam episódios de preconceito e a discriminação racial que acontecerem em diferentes escolas de Belo Horizonte e região metropolitana. Em seguida, foram apresentadas cenas de racismo vivenciadas por essas alunas na família, na rua, em instituições e no cotidiano em geral. Na sequência de cada bloco de cenas foram tecidos alguns breves comentários que situam e problematizam os relatos.