Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A revista Educação em Foco é um periódico científico que tem como finalidade socializar resultados e contribuições de pesquisas e de estudos científicos sobre temáticas candentes do campo educacional na atualidade e em outros momentos históricos. Compreende as questões educacionais brasileiras e de outras partes do mundo como questões complexas, multifacetadas, que exigem abordagens e contributos de diversos campos de conhecimento das ciências humanas.

A Missão da revista é divulgar estudos acadêmico-científicos que contribuam para o avanço da pesquisa e com as reflexões da área da Educação.

Tem como público-alvo estudantes, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores da Educação e demais interessados nas discussões e na divulgação da produção científica sobre temáticas da área da Educação nos contextos nacional e internacional.

HISTÓRICO

A revista Educação em Foco foi criada, em 1995, pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) como um periódico científico impresso, com periodicidade anual, editado com o apoio do Centro de Comunicação (CenC) da FaE/UEMG. A partir de 2008 até 2015, as publicações se tornaram semestrais.

Em 2011, a revista passou a ser de responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da FaE/UEMG, continuando com o apoio do CenC, para a sua edição.

Em 2016, devido ao grande número de submissão de artigos por parte de pesquisadores brasileiros, das diferentes regiões do país e de certo número de autores estrangeiros, passou a contar com publicação quadrimestral.

A partir do v. 19, n. 29 (2016), adotou unicamente a versão eletrônica, ficando, assim, com o e-ISSN 2317-0093.

PERIODICIDADE

A Educação em Foco tem periodicidade quadrimestral, publicando, anualmente, três números, correspondentes aos meses de:

  • Janeiro/fevereiro/março/abril
  • Maio/junho/julho/agosto
  • Setembro/outubro/novembro/dezembro

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre e imediato a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar, gratuitamente, o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para isso, utiliza os princípios e aplicativo de software de código aberto, Open Journal Systems (OJS), na gerência e publicação deste periódico científico. Saiba mais em - https://pkp.sfu.ca/ojs/.

TAXA DE SUBMISSÃO E TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)

A Educação em Foco não cobra dos autores nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema de código aberto LOCKSS para preservação digital e distribuição entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

CLASSIFICAÇÃO QUALIS PERIÓDICOS CAPES

Classificação Qualis (novo) - 2019 - Estrato: A4

Classificação Quadriênio - 2013-2016

  • Artes - B3
  • Educação - C
  • Ensino - B2
  • Linguística e Literatura - B4
  • Sociologia - B4

A Educação em Foco é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação do Sudeste (FEPAE-SUDESTE) - https://anped.org.br/fepae.