A “OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE” NA PESQUISA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1221Palavras-chave:
educação, observação participante, pesquisa de campo.Resumo
Este ensaio apresenta reflexões e sugestões de procedimentos práticos para a pesquisa de campo baseada na “observação participante”. O objetivo é discutir a utilização da “observação participante” em pesquisas de campo em educação. Para isso, refletimos sobre o conceito de “observação participante” buscando um diálogo com trabalhos de Bronislaw Malinowski e Wiliam Foote Whyte. Além disso, propomos algumas ações de caráter prático para esse tipo de pesquisa na área da educação. Concluímos que a “observação participante” constitui um instrumental de grande ajuda para a compreensão de determinadas comunidades, inclusive as escolares. Entretanto, faz-se necessário que o pesquisador articule teoria e prática, buscando construir procedimentos teóricos e metodológicos adequados à própria realidade social que busca investigar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.