A “OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE” NA PESQUISA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Janote Pires Marques Faculdade Ateneu - FATE

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1221

Palavras-chave:

educação, observação participante, pesquisa de campo.

Resumo

Este ensaio apresenta reflexões e sugestões de procedimentos práticos para a pesquisa de campo baseada na “observação participante”. O objetivo é discutir a utilização da “observação participante” em pesquisas de campo em educação. Para isso, refletimos sobre o conceito de “observação participante” buscando um diálogo com trabalhos de Bronislaw Malinowski e Wiliam Foote Whyte. Além disso, propomos algumas ações de caráter prático para esse tipo de pesquisa na área da educação. Concluímos que a “observação participante” constitui um instrumental de grande ajuda para a compreensão de determinadas comunidades, inclusive as escolares. Entretanto, faz-se necessário que o pesquisador articule teoria e prática, buscando construir procedimentos teóricos e metodológicos adequados à própria realidade social que busca investigar.

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Biografia do Autor

Janote Pires Marques, Faculdade Ateneu - FATE

Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Ateneu (FATE). E-mail

janote.pires@fate.edu.br

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Publicado

20/08/2016

Como Citar

Marques, J. P. (2016). A “OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE” NA PESQUISA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 19(28), 263–284. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1221