Revelações dos autores de teses de quatro programas de pós-graduação em educação sobre deficiência intelectual / Intellectual disability: revelations of the authors of theses of education in post-graduate programs

Autores

  • Doracina Aparecida de Castro Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1244

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural. Educação especial. Deficiência intelectual. Desenvolvimento.

Resumo

A pesquisa resultante deste artigo objetivou compreender as contribuições dos pesquisadores adeptos da psicologia histórico-cultural como referência para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa sobre o Estado do Conhecimento em teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Araraquara e Marília; da UNICAMP e da USP defendidas no período de 2005 a 2014 e que tomaram como referência autores da psicologia histórico-cultural e deficiência intelectual. Essas contribuições revelaram a complexidade das relações pedagógicas confrontadas pelos professores em suas atividades educacionais, assim como as possibilidades de se trabalhar junto aos alunos com deficiência intelectual, a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural, mesmo ao se considerar que as pesquisas de Vigotski trabalharam em prol da consciência e da liberdade de todos e não apenas pela inclusão social de determinados grupos, no caso aqueles com deficiência intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doracina Aparecida de Castro Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio pós-doutoral em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Araraquara). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação da UEMS. Editora da Revista Interfaces da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional, coordenando a linha de pesquisa Educação Especial.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

Araujo, D. A. de C. (2020). Revelações dos autores de teses de quatro programas de pós-graduação em educação sobre deficiência intelectual / Intellectual disability: revelations of the authors of theses of education in post-graduate programs. Educação Em Foco, 20(32), 13–34. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1244