Revelações dos autores de teses de quatro programas de pós-graduação em educação sobre deficiência intelectual / Intellectual disability: revelations of the authors of theses of education in post-graduate programs
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1244Palavras-chave:
Psicologia histórico-cultural. Educação especial. Deficiência intelectual. Desenvolvimento.Resumo
A pesquisa resultante deste artigo objetivou compreender as contribuições dos pesquisadores adeptos da psicologia histórico-cultural como referência para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa sobre o Estado do Conhecimento em teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Araraquara e Marília; da UNICAMP e da USP defendidas no período de 2005 a 2014 e que tomaram como referência autores da psicologia histórico-cultural e deficiência intelectual. Essas contribuições revelaram a complexidade das relações pedagógicas confrontadas pelos professores em suas atividades educacionais, assim como as possibilidades de se trabalhar junto aos alunos com deficiência intelectual, a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural, mesmo ao se considerar que as pesquisas de Vigotski trabalharam em prol da consciência e da liberdade de todos e não apenas pela inclusão social de determinados grupos, no caso aqueles com deficiência intelectual.
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