ZAMBIAPUNGA - CULTURA POPULAR E PROCESSOS EDUCACIONAIS BASEADOS NA CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1246Palavras-chave:
Políticas Públicas de Educação, Zambiapunga, Cultura Popular, Memória, Identidade, Educação Pública.Resumo
Este trabalho tem como linha de análise os grupos de Zambiapunga, das cidades de Taperoá, Valença, Nilo Peçanha e Cairu, localizadas no Recôncavo Baiano, especificamente na região do Baixo Sul, conhecida também como Costa do Dendê. O Zambiapunga é um grupo formado por homens e mulheres, mascarados, com roupas coloridas, que desfilam na madrugada, pelas ruas das cidades, convidando a população, para participarem da festa. De origem dos povos Bantus, levam às mãos tambores, enxadas, cuícas e búzios marinhos, seguindo um cortejo enfileirado de várias coreografias. O principal objetivo deste artigo é compreender, a partir das novas configurações que a noção de cultura popular assume na contemporaneidade, como os grupos Zambiapunga contribuem para a valorização e fortalecimento da memória, da identidade e da cultura local, bem como os processos de educação presentes nessa dinâmica.
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