As implicações da subjetividade do professor do Atendimento Educacional Especializado no seu trabalho pedagógico / Implications of the subjectivity of a Special Education Service teacher in her pedagogical work

Autores

  • Geandra Cláudia Silva Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1287

Palavras-chave:

Subjetividade, Professora, Educação Especial, Trabalho Pedagógica

Resumo

O presente estudo investigou as implicações da subjetividade individual de uma professora do atendimento educacional especializado na prática pedagógica desenvolvida em uma escola pública.  Realizamos pesquisa por meio de estudo de caso, fundamentada pela Epistemologia Qualitativa, com uma professora da sala de recursos multifuncionais, em instituição de ensino fundamental. Optamos por instrumentos, dentre os quais citamos: entrevista, dinâmica conversacionais, redações, observações. A análise indicou que a subjetividade da professora era constituída pela condição de sujeito, bem como mostrou-se marcada pelas configurações subjetivas da religião, família e do trabalho, que servem de fonte às suas relações e experiências. Concluímos que as configurações subjetivas da religião e do trabalho foram mais atuantes na sua prática pedagógica. Destacamos a configuração do trabalho, pois identificamos sentidos subjetivos que vinculavam afetivamente a professora ao exercício do magistério. Ela se identifica com a docência e sente-se profundamente envolvida com os alunos que têm desenvolvimento atípico.

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Biografia do Autor

Geandra Cláudia Silva Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Cursou Doutorado em Educação, Mestrado em Educação Especial, Graduação em Pedagogia. Atua como Professora Adjunta do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns – CECITEC, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, além de professora e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Especial da UECE. Sua pesquisa está focada em educação especial inclusiva, formação e prática de professores, a partir de uma abordagem histórico-cultural da Teoria da Subjetividade de González Rey.

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Publicado

20/09/2018

Como Citar

Silva Santos, G. C. (2018). As implicações da subjetividade do professor do Atendimento Educacional Especializado no seu trabalho pedagógico / Implications of the subjectivity of a Special Education Service teacher in her pedagogical work. Educação Em Foco, 21(34), 283–299. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1287