Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1318Palavras-chave:
Educação pública, Profissão docente, Políticas públicas de educaçãoResumo
Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica que buscou compreender a perspectiva dos professores de uma escola pública estadual paulista de ensino médio sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na prática profissional docente. A partir da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, buscou-se responder a questão norteadora do estudo: quais as perspectivas destes docentes sobre o ENEM e a repercussão desta política avaliativa em suas práticas pedagógicas? O eixo de análise centrou-se na reconstrução que os professores fazem da política avaliativa ao ressignificarem-na em suas práticas profissionais. Os dados obtidos indicam que, apesar de mudanças pontuais no trabalho do professor, a implantação de uma política educacional que não considera o processo formativo dos docentes, suas condições objetivas de trabalho e a perspectiva que eles têm dessa política enfraquece o seu potencial indutor de mudanças significativas no currículo, nas práticas docentes e na avaliação da aprendizagem.
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Aceito 2018-06-13
Publicado 2018-09-20