Professores homens desempenham as mesmas funções que as professoras na Educação Infantil? Olhares dos gestores escolares / Teachers men perform the same functions that the teachers in early Childhood Education? Looks of managers school

Autores/as

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).
  • Verônica Caroline de Matos Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)
  • Zenaide Ribeiro Neto Capristo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1470

Palabras clave:

Representações sociais, professores homens, cuidar e educar.

Resumen

O objetivo do presente estudo é investigar as representações sociais dos gestores de instituições públicas de educação infantil do Estado de Mato Grosso do Sul, que tenham homens trabalhando como professores, sobre o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças desta etapa da educação básica. A pesquisa de campo de natureza qualitativa foi realizada por meio de gravação de entrevistas semiestruturadas, com quatro gestores escolares dos seguintes municípios: Campo Grande, Corumbá, Itaquiraí e Tacurú. Os resultados indicam que o receio do que os familiares vão pensar é maior do que os problemas que surgem na prática ao ter professores do gênero masculino na educação infantil. Embora existindo na educação infantil o binômio cuidar e educar, as mulheres professoras desenvolvem todas essas funções enquanto que os docentes do gênero masculino, somente educam, sem ter a possibilidade de contribuir com as funções relativas aos cuidados infantis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Corumbá (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE)

 

Verônica Caroline de Matos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Zenaide Ribeiro Neto Capristo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Peres Gonçalves, J., de Matos Ferreira, V. C., & Ribeiro Neto Capristo, Z. (2018). Professores homens desempenham as mesmas funções que as professoras na Educação Infantil? Olhares dos gestores escolares / Teachers men perform the same functions that the teachers in early Childhood Education? Looks of managers school. Educação Em Foco, 21(34), 125–145. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1470