Professores homens desempenham as mesmas funções que as professoras na Educação Infantil? Olhares dos gestores escolares / Teachers men perform the same functions that the teachers in early Childhood Education? Looks of managers school
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1470Palavras-chave:
Representações sociais, professores homens, cuidar e educar.Resumo
O objetivo do presente estudo é investigar as representações sociais dos gestores de instituições públicas de educação infantil do Estado de Mato Grosso do Sul, que tenham homens trabalhando como professores, sobre o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças desta etapa da educação básica. A pesquisa de campo de natureza qualitativa foi realizada por meio de gravação de entrevistas semiestruturadas, com quatro gestores escolares dos seguintes municípios: Campo Grande, Corumbá, Itaquiraí e Tacurú. Os resultados indicam que o receio do que os familiares vão pensar é maior do que os problemas que surgem na prática ao ter professores do gênero masculino na educação infantil. Embora existindo na educação infantil o binômio cuidar e educar, as mulheres professoras desenvolvem todas essas funções enquanto que os docentes do gênero masculino, somente educam, sem ter a possibilidade de contribuir com as funções relativas aos cuidados infantis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Aceito 2018-06-13
Publicado 2018-09-20