Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1519Palavras-chave:
Profissão Docente, Políticas de Valorização Docente,Resumo
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de Doutorado em Educação (UFRGS/2011-2015) que investiga a formação inicial da pedagoga, em destaque as que expressam interesse na área da Educação Infantil, analisando que conhecimentos a Pedagogia possibilita para essa docência. O campo empírico é um curso de Pedagogia da Região Metropolitana de Porto Alegre. As participantes da pesquisa são nove acadêmicas do último ano que relatam as aprendizagens construídas acerca das Infâncias e da Educação Infantil através do recurso metodológico das narrativas escritas. O estudo conta com a sustentação teórico-analítica da Sociologia da Infância (Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes, Catarina Tómas e William Corsaro). A pesquisa apontou uma invisibilidade sociológica ao pensar as infâncias/educação infantil de forma previamente instituída neste curso e indica como encaminhamentos para os cursos de Pedagogia incorporar via currículo, documentos legais e projetos de extensão e/ou de pesquisaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11/05/2018
Como Citar
de Lima, S. D. (2018). Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?. Educação Em Foco, 21(33), 13–31. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1519
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.