Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus

Autores

  • Eva Poliana Carlindo Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara-SP
  • Marilda da Silva Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara-SP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1878

Palavras-chave:

Formação Docente, Capital cultural, Habitus professoral, Investimento cultural, História de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography.

Resumo

O presente artigo investiga os investimentos culturais feitos por quatro professoras atuantes na última série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico bourdieusiano, sobretudo pelas noções de habitus e capital cultural.Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de caráter autobiográfico a fim de reconstruir parte das experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos entrevistados. A análise dos dados foi realizada através da técnica Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1988). Diante dos dados analisados, concluiu-se que o investimento em aquisição de cultura, em suas múltiplas formas, ainda é baixo, o que inflexiona a estruturação de um habitus professoral que invista na angariação e incorporação cultural para além dos espaços escolarizados. Logo, sendo a escola um espaço amplo de formação humana e escolar, faz-se importante pensar e oferecer um processo educativo-formativo que disponha de investimentos culturais em sua amplitude, para professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda da Silva, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara-SP

Departamento de Didática, FCLAr, UNESP

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

Carlindo, E. P., & da Silva, M. (2017). Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus. Educação Em Foco, 20(30), 83–104. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1878