Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar

Autores

  • Ângela Balça Universidade de Évora
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Ana Cristina Guerreiro Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.326

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão leitora, Estratégias de leitura, Avaliação da leitura

Resumo

Partindo de resultados de estudos (nomeadamente o PISA) que apontam para um domínio pouco consistente da língua materna por parte dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos mesmos  no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Pretendeu-se investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, era suscetível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/03/2015

Como Citar

Balça, Ângela, Souza, R. J. de, & Guerreiro, A. C. (2015). Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar. Educação Em Foco, 18(25), 13–31. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.326