Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.326Palavras-chave:
Leitura, Compreensão leitora, Estratégias de leitura, Avaliação da leituraResumo
Partindo de resultados de estudos (nomeadamente o PISA) que apontam para um domínio pouco consistente da língua materna por parte dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos mesmos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Pretendeu-se investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, era suscetível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04/03/2015
Como Citar
Balça, Ângela, Souza, R. J. de, & Guerreiro, A. C. (2015). Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar. Educação Em Foco, 18(25), 13–31. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.326
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.