A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4363Palavras-chave:
CTS, Ensino de ciências, Formação inicial, LicenciandosResumo
A metodologia de ensino ainda se pauta na transmissão/recepção de conteúdos, sendo necessário se modificar a forma de ensinar Ciências. O presente artigo relata a visão de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, antes de cursarem uma disciplina que discute o ensino a partir da abordagem CTS. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo tendo questionários como instrumeto de coleta de dados, que mostraram que em alguns momentos os os licenciandos demostram uma visão romantizada das Ciências, mas acreditando que essa não é uma verdade absoluta, sendo importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Portanto, este artigo permite demonstrar a necessidade de se garantir a discussão do ensino CTS aos licenciandos em formação inicial. Desta forma, a partir da vivência dessa discussão crítica, espera-se modifica-los na sua futura prática pedagógica em Ensino de Ciências.
Downloads
Referências
ACEVEDO, J. A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciências a través de CTS. Borrador, 13, pp. 26-30 1996.
ADAMS, F. W., ALVES, S. D. A., SANTOS, D. G., NUNES, S. M. T. Contribuições de Aulas Contextualizadas para a Formação Crítico/Reflexiva de Alunos da Educação Básica. REnCiMa, São Paulo/SP, v.7, n.3, p. 01-17, 2016.
AIKENHEAD, G. Consequences to Learning Science Trough STS: A research Perspective. In J. Solomon e G. Aikenhead (Eds.). STS Education: International Perspectives on Reform. New York: Teachers College Press, 1994.
AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, 5 (1), 1-16, 2003.
AULER, D. Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): modalidades, problemas e perspectivas em sua Implementação no ensino de física. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 6, Resumos, Florianópolis, 1998.
AVANZI, M. R., GASTAL, M. L., SÁ, S. L., FREITAS, E. L., CANABARRO, P. H. O., LIMA, L. O. B., SOUSA, K. G., ALMEIDA, A. P. C. Concepções sobre a Ciência e os Cientistas entre Estudantes do Ensino Médio do Distrito Federal. Anais... do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2011. Resumos eletrônicos. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1113-2.pdf; Acesso em 02 fev. 2019.
CACHAPUZ, A. F. Tecnociência, poder e democracia. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio (Orgs.). CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 3e. Ijuí: Unijuí, 2003.
_________. A ciência é masculina? É, sim senhora! 7a ed.. Ijuí: Unisinos. 2015.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
DUARTE, D. P., PARENTE, A. G. L. O pensar e o fazer docente no clube de ciências da UFPA: Reflexões sobre a prática. Amazônia. v. 2, n. 3. 2005/ v. 2, n. 4, 2006.
FAZENDA, I. O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FENSHAM, P. School science and public understanding of science. International Journal of Science Education, v. 21, n. 7, p. 755-63, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, S. R. T., NARDI, R., S, D. História da ciência no ensino de física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores. Investigações em Ensino de Ciências, 15(1), 7–59, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL-PÉREZ, D., MONTORO I. F., ALÍS, J. C., CACHAPUZ, A., PRAIA, J. Por uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001.
GONÇALVEZ, C. A. N., SIQUEIRA BATISTA., R. Ensino de Ciências: Dialogando com David Ausubel. Revista ciências&Ideias, n1, volume 1- outubro/ março, p. 23-31, 2010.
HOFSTEIN, A., AIKENHEAD, G., RIQUARTS, K. Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p.357-366, 1988.
KOSMINSKY, L., GIORDAN, M. A visão de ciências e sobre cientista entre estudantes do ensino médio. Química Nova na Escola. n. 15, p. 11-18, 2002.
LINCOLN, Y. S., GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. 1. ed. London: Sage, 1985.
LINSINGEN, I. V. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, (número especial), 2007.
LÓPEZ, J. L. L., CEREZO, J. A. L. Educación CTS en acción: enseñanza secundaria y universidad. In: GARCÍA, M. I. G., CEREZO, J. A. L., LÓPEZ, J. L. L. Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Editorial Tecnos S. A., 1996.
LUDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAGALHÃES, S. I. R., TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico. Um programa de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, nº 19, volume 2, pp. 85-110, 2006.MARCONI. M. A., LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, I., PAIXÃO, F., VIEIRA, R. (Org) Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.
MARTINS, H. H. T. D. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.
MORAES, R.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí/RS: Editora Unijuí, 2007
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3 ed. Revisada e Ampliada. Ijuí: Unijuí, 2016.
MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.
MORTIMER, E. F., SANTOS, W. L. P. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência -Tecnologia -Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio, Pesquisa em Educação em Ciências. Vol., nº 1(set) 1999. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/issue/archive. Acesso em: 02 de fevereiro de 2019.
NUNES, S. M. T., RETONDO, C. G., EPOGLOU, A., TEIXEIRA JUNIOR, J. G. O Ensino CTS em Educação Química: Uma Oficina Para Professores e Alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFG. Poiésis Pedagógica, v. 7, p. 93-108, 2009.
REIS, P., GALVÃO, C. O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.5, n.2, p.213-234, 2006.
REZNIK, G., MASSARANI, L., RAMALHO, M., AMORIN, L. Ciência na televisão: Uma análise do telejornal Repórter Brasil. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n.1, p. 157-178. 2014.
SÁ, J. Renovar as Práticas no 1º Ciclo Pela Via das Ciências da Natureza. 2 ed. Porto: Porto Editora, 2002.
SANTOS, W. L. P., contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, p. 1 – 12, novembro de 2007.
SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2000.
SANTOS, W. L. P., AULER, D. (organizadores). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
SIRGADO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade. n.71, p. 45-78, 2000.
TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.
TOMAZI, A. L., PEREIRA, A. J., SCHÜLER, C. M., PISKE, K., TOMIO, D. O que é e quem faz ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 9, n. 3, p. 1-23, mai./ago. 2016. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. v.11, n.2. 2009.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIEIRA, R. M., MARTINS, I. P. Impacto de um programa de formação com uma orientação CTS/PC nas concepções e práticas de professores. In I. P. MARTINS; F. PAIXÃO & R. M. VIEIRA, Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência. (pp. 47-55) Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.
ZAGO, N. et al. (Org.). Itinerários de Pesquisa – perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.