A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal De Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal De Goiás/Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4363

Palavras-chave:

CTS, Ensino de ciências, Formação inicial, Licenciandos

Resumo

A metodologia de ensino ainda se pauta na transmissão/recepção de conteúdos, sendo necessário se modificar a forma de ensinar Ciências. O presente artigo relata a visão de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, antes de cursarem uma disciplina que discute o ensino a partir da abordagem CTS. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo tendo questionários como instrumeto de coleta de dados, que mostraram que em alguns momentos os os licenciandos demostram uma visão romantizada das Ciências, mas acreditando que essa não é uma verdade absoluta, sendo importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Portanto, este artigo permite demonstrar a necessidade de se garantir a discussão do ensino CTS aos licenciandos em formação inicial. Desta forma, a partir da vivência dessa discussão crítica, espera-se modifica-los na sua futura prática pedagógica em Ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal De Goiás/Regional Catalão

Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014)pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal De Goiás/Regional Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Adams, F. W., & Nunes, S. M. T. (2021). A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo. Educação Em Foco, 24(42), 221–239. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4363