Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444

Palavras-chave:

Universidades Seniores, Tecnologias Digitais, Inclusão Digital e Social

Resumo

Este artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.

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Biografia do Autor

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta-Portugal Departamento de Educação e Ensino a Distância

Professora Doutora Daniela Melaré Vieira Barros - Brasileira / Italiana/ Portuguesa -Pedagoga, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia dos Media para a Educação Euromime-Erasmus Mundus-Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP- BRASIL, Doutoramento em Educação UNESP -BRASIL, Pós -Doutoramento pela UNICAMP e o segundo Doutoramento realizado e premiado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no projeto COLEARN, Editora Colaboradora da Revista: Estilos de Aprendizaje e Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Vieira Barros, D. M., Nobre, A. M. F., Pires Teixeira Gil, H. M., Chenoll, A. ., & da Silva Macedo, C. A. (2020). Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social. Educação Em Foco, 23(41), 446–461. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444