Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444Palavras-chave:
Universidades Seniores, Tecnologias Digitais, Inclusão Digital e SocialResumo
Este artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.
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Aceito 2020-09-11
Publicado 2020-12-18