A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4600

Palavras-chave:

Pesquisa científica, Pós-graduação, Docência na educação básica.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a formação Stricto Sensu e as possíveis relações com a constituição e desenvolvimento da autonomia dos professores que atuam na educação básica da rede pública do Distrito Federal. A partir disso, questiona-se: Qual seria a relação da formação stricto sensu com a constituição da autonomia no trabalho docente? Como os mestres e doutores, que atuam na educação básica, relacionam formação e autonomia no trabalho docente? De base qualitativa, a pesquisa utiliza como método de análise o materialismo histórico dialético e os procedimentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e questionário. É possível inferir, a partir das análises, que a formação stricto sensu é um potencializador do desenvolvimento da autonomia, pois possibilita que o professor tenha melhores condições de definir o que ensinar, como ensinar e porque ensinar, compreendendo sua função no processo de formação da humanidade nos indivíduos.

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Biografia do Autor

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília e professora da da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pela UFF (2007), pós-graduada em Psicopedagogia (2005), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2002). Experiência em Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégias pedagógicas, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Pedagogia de Projetos, avaliação da aprendizagem, Psicologia da educação e Alfabetização e Matemática. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, com atuação como professora, gestora de conveniadas, no Centro referência em alfabetização e Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. 

 

 

Fernanda Bartoly Gonçaçalves de Lima, Instituto Federal de Brasília

Doutora e Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é especialista em Psicopedagogia, pela Universidade Católica de Brasília. Professora do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe/UnB

 

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Oliveira, D. K. B. de, Moura, E. M. B. de, & Lima, F. B. G. de. (2021). A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis. Educação Em Foco, 24(42), 300–317. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4600