“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4846

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Reflexões, Estudantes, Racismo, Música

Resumo

Esse artigo discorre sobre o percurso histórico trilhado para a formulação da Lei. 10.639/03 e as possibilidades e desafios identificados na implementação dessa legislação através de alguns estudos realizados. Apresenta um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2016 junto ao PPG em História da Universidade xxxxxxx. As reflexões aqui apresentadas são parte dos resultados dessa investigação e trata-se de análises de um projeto educacional realizado com estudantes de duas turmas do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública estadual do município de Pelotas- RS, ao longo do ano de 2014. O projeto objetivou a implementação da Lei 10.639/03 por meio da música. Entre os resultados desse projeto educacional estão a conscientização e reflexões de estudantes sobre a discriminação racial e o racismo e a compreensão de elementos da história e cultura africana e afro-brasileira por meio da música.

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Biografia do Autor

Gabriela Teixeira Gomes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ PPGEdu- Doutoranda em Educação

Licenciada em História (UFPEL), Mestra em História (FURG), Doutoranda em Educação pelo PPGEdu- Unisinos.

ÁREA- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA.

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Gomes, G. T. (2021). “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música. Educação Em Foco, 24(43), 128–152. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4846