As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018

Autores

  • Gabriela Chem de Souza do Rosário Unicesumar Ponta Grossa
  • Jaqueline de Morais Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4923

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Atribuições do coordenador pedagógico, Pedagogo.

Resumo

A presente pesquisa é um estudo bibliográfico de tipo qualitativo e objetivou identificar as atribuições do coordenador pedagógico apontadas nas teses e dissertações analisadas, entre os anos de 2017 e 2018. Para tal, foram utilizados encaminhamentos metodológicos de estudos do tipo estado do conhecimento, a partir da análise das considerações finais das pesquisas presentes no Catálogo da CAPES. Por meio da análise de conteúdo, organizou-se cinco categorias que permitiram reflexões sobre a atuação coordenador pedagógico. Dentre as principais percepções pode-se destacar as possibilidades que expressam ações formativas e organizacionais desenvolvidas pela coordenação pedagógica, destacando sua atuação junto com os docentes como a mais expressiva diante das pesquisas, demonstrando que o trabalho da coordenação pedagógica não se dá de forma isolada, mas está inter-relacionado com a totalidade educativa.

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Biografia do Autor

Gabriela Chem de Souza do Rosário, Unicesumar Ponta Grossa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013). Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Unicesumar (2014) e em Gestão Educacional: Organização Escolar e Trabalho Pedagógico pela UEPG (2019). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha de Ensino e Aprendizagem, pesquisa Coordenação Pedagógica e inclusão. Docente no curso de Pedagogia na Unicesumar Ponta Grossa.

Jaqueline de Morais Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Atualmente é estudante - grupo de pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pedagoga - Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática e formação de professores e gestão escolar.

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Chem de Souza do Rosário, G., & de Morais Costa, J. (2021). As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018. Educação Em Foco, 24(43), 242–267. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4923