Intervenções na escola: Promove-Crianças e Promove-Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5107

Palavras-chave:

intervenções escolares, práticas educativas, problemas de comportamento, habilidades sociais, desempenho acadêmico

Resumo

A comparação de diferentes programas para melhorar as interações professor-aluno e comportamentos infantis é uma lacuna no conhecimento. O objetivo deste estudo foi o de comparar efeitos dos dois programas Promove-Professores e Promove-Crianças quanto aos comportamentos infantis e práticas educativas dos professores. Participaram 11 crianças e seus professores no Promove-Professores e 13 no Promove-Crianças. Os professores responderam a instrumentos sobre os comportamentos das crianças e sobre práticas educativas antes, após a intervenção e em medida de seguimento. Os resultados demonstraram que ambos os programas foram efetivos para reduzir problemas de comportamento, mas o voltado para as crianças teve maior redução, enquanto que o direcionado aos professores melhorou mais as práticas educativas e o desempenho acadêmico. Conclui-se que os programas são complementares e que é necessário avaliação cuidadosa antes da decisão de qual o melhor programa para a demanda escolar.

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Biografia do Autor

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, UNESP,BAURU

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação Especial, Doutora em Psicologia, Pós-doutorado em Saúde Mental e Livre-Docente em Psicologia Clínica.

Docente no curso de graduação em Psicologia e do PPG Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp-Bauru

Alessandra Pereira Falcão, UniFil

Graduada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Especialista em análise do comportamento aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil).

Mestre e doutora em Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem (Unesp-Bauru).

Docente no curso de graduação em Psicologia pela UniFil.

Natália Pascon Cognetti, UNIFAFIBE

Doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Bauru (SP); linha de pesquisa: aprendizagem e ensino. Mestre em Psicologia (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, UEM (PR); linha de pesquisa: processos educativos e práticas sociais. Especialista em Psicopedagogia Institucional (2014). Graduada em Licenciatura e Formação de Psicólogo (2010) pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (PR). Atualmente, é docente no Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro (SP) nas áreas: Análise do Comportamento, Educação e Organizações e Trabalho.  

 

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., Falcão, A. P., & Cognetti, N. P. (2021). Intervenções na escola: Promove-Crianças e Promove-Professores. Educação Em Foco, 24(43), 291–316. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5107