Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5503

Palavras-chave:

Educação com conexão remota. Integração da tecnologia à educação. COVID-19.

Resumo

O ensino remoto converteu-se em desafio mundial para dar continuidade ao ano letivo de 2020.  Suplantar o modelo de ensino centrado na coordenação do professor, revelou elevado grau de dificuldade dos profissionais. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores acerca da experiência de ensino com tecnologias. Adotamos método exploratório do tipo ex-post-facto com técnicas de Etnografia Virtual  (entrevistas com 26 professores e análise textual). Os resultados mostram que a apropriação de tecnologias digitais para o ensino remoto exige alto grau de resiliência, estratégias de intervenção pedagógica, formação continuada e adoção de um modelo de governança de Tecnologia da Informação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Elena Gonçalves Theodoro, USP

Bacharel em Administração pela UNEB; Especialista em Computação Aplicada à Educação pela USP; cursou Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação pela UFU; Especialista em Gestão Social pela UFRJ; Especialista em Política e Gestão de ONGs pela UNB, foi fundadora e presidente da APAHS-DF (Associação de Pais, Professores e Amigos de Alunos com Altas Habilidades ou Superdotação do Distrito Federal). Ativista pela Educação Especial.

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris v (René Descartes) em 1999. Atua nas áreas de Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco onde é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. Em sua atuação associativa é vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências, Diretor de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação - SBC. 

Referências

ALIYYAH, Rusi Rusmiati et al. The perceptions of primary school teachers of online learning during the COVID-19 pandemic period: A case study in Indonesia. Journal of Ethnic and Cultural Studies, v. 7, n. 2, p. 90-109, 2020.

ALTUN, Taner; BEKTAŞ, Elif. Views of Regional Boarding School teachers about the use of ICT in education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 9, p. 462-467, 2010.

ATTARD, Catherine; HOLMES, Kathryn. “It gives you that sense of hope”: An exploration of technology use to mediate student engagement with mathematics. Heliyon, v. 6, n. 1, p. e02945, 2020.

ATTARD, Catherine. " I don't like it, I don't love it, but I do it and I don't mind": introducing a framework for engagement with mathematics. Curriculum Perspectives, p. 1-14, 2014.

ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA. Pesquisa: “Situação dos Professores no Brasil durante a pandemia”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEWKNnJz3TJ8kKd7UhRpCuVcR95vP4VAEk83JtQSe4cferz85NnUvehrccET/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf. Acesso em: 05 jul.2020.

AVGERINOU, MARIA D.; MOROS, SOPHIA E. The 5-phase process as a balancing act during times of disruption: transitioning to virtual teaching at an international JK-5 school. Teaching, technology, an teacher education during the COVID-19 pandemic: Stories from the field. Waynesfield, NC, USA: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), Jun (15), p. 583-594, 2020.

BECKER, S. Adams et al. NMC horizon report: 2017 higher education edition. The New Media Consortium, 2017.

BERGDAHL, Nina; NOURI, Jalal. Covid-19 and crisis-prompted distance education in Sweden. Technology, Knowledge and Learning, p. 1-17, 2020.

BLACKWELL, Courtney K.; LAURICELLA, Alexis R.; WARTELLA, Ellen. Factors influencing digital technology use in early childhood education. Computers & Education, v. 77, p. 82-90, 2014.

Boaler, J. Mentalidades matemáticas: Liberando o potencial dos alunos através de matemática criativa, mensagens inspiradoras e ensino inovador. John Wiley & Sons, 2015.

BOZKURT, Aras et al. A global outlook to the interruption of education due to COVID-19 Pandemic: Navigating in a time of uncertainty and crisis. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 1-126, 2020.

BRASIL. (2018). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 07 jul. 2020

Carspecken, P. F. Critical Ethnography In Educational Research: A Theoretical and Practical Guide. New York:Routledge, 1996.

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2019). Pesquisa: “O uso e a apropriação das TICs nas escolas públicas e particulares (urbanas e rurais) brasileiras de Ensino Fundamental e Médio”. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 07 jul.

CHARMAZ, Kathy. Grounded theory in global perspective: Reviews by international researchers. Qualitative Inquiry, v. 20, n. 9, p. 1074-1084, 2014.

Cohen, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. Routledge, 2007.

DE MACEDO GUIMARÃES, Lia Buarque et al. A study of the use of the laptop XO in Brazilian pilot schools. Computers & Education, v. 69, p. 263-273, 2013.

DELGADO, Adolph J. et al. Educational technology: A review of the integration, resources, and effectiveness of technology in K-12 classrooms. Journal of Information Technology Education, v. 14, 2015.

EKAYATI, Rini. Teachers’ Perception on Blended-Learning Model in Teaching English at State Vocational School Assisted by Edmodo. In: Eighth International Conference on Languages and Arts (ICLA-2019). Atlantis Press, 2020. p. 307-311.

FABIAN, Khristin; TOPPING, Keith J.; BARRON, Ian G. Mobile technology and mathematics: Effects on students’ attitudes, engagement, and achievement. Journal of Computers in Education, v. 3, n. 1, p. 77-104, 2016.

FLOWER, D. “As Coronavirus Spreads, the Decision to Move Classes Online Is the First Step. What Comes Next?” The Chronicle of Higher Education. Washington, DC, 06 Mar 2020. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/As-Coronavirus-Spreads-the/248200?cid=cp275.Acesso em 09 jul. 2020.

FREDRICKS, Jennifer A.; BLUMENFELD, Phyllis C.; PARIS, Alison H. School engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of educational research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004.

GENLOTT, Annika Agélii; GRÖNLUND, Åke; VIBERG, Olga. Disseminating digital innovation in school–leading second-order educational change. Education and Information Technologies, v. 24, n. 5, p. 3021-3039, 2019.

GOLDKUHL, Göran; CRONHOLM, Stefan. Adding theoretical grounding to grounded theory: Toward multi-grounded theory. International journal of qualitative methods, v. 9, n. 2, p. 187-205, 2010.

GOMES, C. R. A.; GOMES, A. S.; ARAÚJO, C. A. O que me constitui professor?: Análise da mudança da prática docente em relação ao uso de tecnologias digitais no Ensino. Revista Tecnologias na Educação, 2017.

Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG), 2020. Relatório Técnico: “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia”. Disponível em: https://www.docencia.net.br/post/relatorio-tecnico-ja-se-encontra-disponivel Acesso em 03 ago.

Gwang-Chol Chang e Satoko Yano. (2020). Seção de Política Educacional da UNESCO. “Como os países estão lidando com os desafios do Covid-19 na educação? Um instantâneo das medidas políticas”. Disponível em: https://gemreportunesco.wordpress.com/2020/03/24/how-are-countries-addressing-the-covid-19-challenges-in-education-a-snapshot-of-policy-measures/. Acesso em: 30 Jul.2020

HERNÁNDEZ-RAMOS, Pedro. If not here, where? Understanding teachers’ use of technology in Silicon Valley schools. Journal of Research on Technology in education, v. 38, n. 1, p. 39-64, 2005.

HEW, Khe Foon; BRUSH, Thomas. Integrating technology into K-12 teaching and learning: Current knowledge gaps and recommendations for future research. Educational technology research and development, v. 55, n. 3, p. 223-252, 2007.

HILTON, Annette. Engaging primary school students in mathematics: Can iPads make a difference?. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 16, n. 1, p. 145-165, 2018.

Hine, C. Virtual Ethnography. Sage, 2000.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, v. 27, 2020.

INAN, Fethi A.; LOWTHER, Deborah L. Factors affecting technology integration in K-12 classrooms: A path model. Educational technology research and development, v. 58, n. 2, p. 137-154, 2010.

INGRAM, Naomi; WILLIAMSON-LEADLEY, Sandra; PRATT, Keryn. Showing and telling: using tablet technology to engage students in mathematics. Mathematics Education Research Journal, v. 28, n. 1, p. 123-147, 2016.

INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR K-12 Online Learning (iNACOL). (2020). Disponível em: https://aurora-institute.org/. Acesso em: 25 jun. 2020.

INTERNATIONAL SOCIETY FOR TECHNOLOGY IN EDUCATION (ISTE). Creating transformational learning experiences online. (2020). Disponível em: https://www.iste.org/learn/online-learning. Acesso em: 25 jun. 2020.

INSTITUTO PENINSULA. Pesquisa:. “Sentimento e percepção dos professores nos diferentes estágios de Coronavírus”. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. Acesso em: 09 jul.

ISOTANI, Seiji; BRANDÃO, Leônidas de Oliveira. O papel do professor e do aluno frente ao uso de um software de geometria interativa: iGeom. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 45, p. 165-192, 2013.

JAFFEE, David. Institutionalized resistance to asynchronous learning networks. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 2, n. 2, p. 21-32, 1998.

KARACA, Feride; CAN, Gulfidan; YILDIRIM, Soner. A path model for technology integration into elementary school settings in Turkey. Computers & Education, v. 68, p. 353-365, 2013.

KOEHLER, Matthew J. et al. The technological pedagogical content knowledge framework. In: Handbook of research on educational communications and technology. Springer, New York, NY, 2014. p. 101-111.

KÖNIG, Johannes; JÄGER-BIELA, Daniela J.; GLUTSCH, Nina. Adapting to online teaching during COVID-19 school closure: teacher education and teacher competence effects among early career teachers in Germany. European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 608-622, 2020.

KORKMAZ, Güneş; TORAMAN, Çetin. Are we ready for the post-COVID-19 educational practice? An investigation into what educators think as to online learning. International Journal of Technology in Education and Science (IJTES), v. 4, n. 4, p. 293-309, 2020.

LeCompte, M. D., & Schensul, J. J. Designing and conducting ethnographic research (Vol. 1). Rowman Altamira, 1999.

MAÇADA, Débora Laurino; GRINGS, Eliane Schlemmer; D'AGORD, Marta Regina de Leao. A informática educativa na formação continuada de educadores. In: Congresso Ibero-Americano de Informatica na Educacao (4: 1998 out. 20-23: Brasilia, DF). Actas [recurso eletrônico]. Brasilia: Universidade de Brasilia, 1998.

Means, B., Bakia, M., & Murphy, R. . Learning online: What research tells us about whether, when and how. Routledge, 2014.

Monteiro, Darlinda. Entrevista: “Aula Mediada”. CONSED . Disponível em: http://www.consed.org.br/central-de-conteudos/professora-da-rede-estadual-conta-experiencia-de-aulas-mediadas-por-tecnologia-em-live-da-universidade-federal-do-alagoas.Acesso em: 06 jul. 2020.

MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO. Pesquisa: “Impacto da percepção do professor brasileiro sobre a relação da tecnologia com a aprendizagem”. Disponível em:https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/O-que-pensam-os-professores-brasileiros-sobre-a-tecnologia-digital-em-sala-de-aula/?pag=2. Acesso em: 09 jul.

NOOR, Shaista; ISA, Filzah Md; MAZHAR, Faizan Farid. Online Teaching Practices During the COVID-19 Pandemic. Educational Process: International Journal, v. 9, n. 3, p. 169, 2020.

Ossiannilsson, Ebba. Entrevista: “Det nya normala handlar om omställning och hållbarhet”.SVERD. UNIVERSITETS­LÄRAREN. Disponível em: https://universitetslararen.se/2020/05/29/det-nya-normala-handlar-om-omstallning-och-hallbarhet/.Acesso em 10 jul. 2020.

OYELERE, Solomon Sunday; TOMCZYK, Lukasz. ICT in teaching and digital inclusion: the perspective of selected countries from Latin America, Caribbean and Europe. 2020.

PAR - Plataforma Educacional. “Como o uso da Tecnologia é previsto pela BNCC”. Disponível em: https://www.somospar.com.br/como-o-uso-da-tecnologia-e-previsto-pela-base-nacional-comum-curricular-bncc/. Acesso em jul 2020.

PISAPIA, John. Teaching with Technology: Exemplary Teachers. Research Brief# 6. 1994.

PRIGOL, Edna Liz; BEHRENS, Marilda Aparecida. Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019.

PULHAM, Emily; GRAHAM, Charles R. Comparing K-12 online and blended teaching competencies: a literature review. Distance Education, v. 39, n. 3, p. 411-432, 2018.

RAMOS, Mozart Neves. “A educação em tempos de covid-19”. Correio Braziliense. Brasília. DF, 02 Abr 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/opiniao/2020/04/02/internas_opiniao,841850/artigo-a-educacao-em-tempos-de-covid-19.shtml . Acesso em Ag 2020

RASMITADILA, Rasmitadila et al. Using blended learning approach (BLA) in inclusive education course: A study investigating teacher students’ perception. International Journal of Emerging Technologies in Learning (IJET), v. 15, n. 2, p. 72-85, 2020.

REICH, Justin, et. al. Relatório: “Remote Learning Guidance from State Education Agencies during the COVID-19 Pandemic: A First Look”MIT /LEMMAN . Disponível em: https://osf.io/k6zxy/.Acesso em 19 jul 2020.

RICE, Mary F.; DESCHAINE, Mark E. Orienting Toward Teacher Education for Online Environments for All Students. In: The Educational Forum. Routledge, 2020. p. 114-125.

SANG, Guoyuan et al. Predicting ICT integration into classroom teaching in Chinese primary schools: exploring the complex interplay of teacher‐related variables. Journal of Computer Assisted Learning, v. 27, n. 2, p. 160-172, 2011.

SANGRÁ, Albert. Com planificar un curs amb presencialitat discontínua o intermitent? Disponível em: https://obrimeducacio.cat/blog/curs-presencialitat-discontinua-intermitent. Acesso em: 11 Jul.2020

SCHWARTZ, Judah L. Can technology help us make the mathematics curriculum intellectually stimulating and socially responsible?. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 4, n. 2-3, p. 99-119, 1999.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Brasília Jun 2020.. “Aplausos que eles merecem”. Disponível em: https://www.facebook.com/educadf/videos/?ref=page_internal. Acesso em: 06 jul. 2020.

SILVA, Ricardo José de Souza. Construção de indicadores para gestão de tecnologia de informação e comunicação na educação: um estudo de caso Orientador: Alex Sandro Gomes. (Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica).Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2017.

SNAPSHOT. The Annual Report of the Digital Learning Collaborative. “A review of K–12 online, blended, and digital learning”. February 2020. Disponível em :https://www.evergreenedgroup.com/. Acesso em: 01 Ag. 2020.

TABOR, Joshua W. Chaos: exploring an engaging online model for rapid application during the pandemic. Educational Technology Research and Development, p. 1-4, 2020.

THE WORLD ECONOMIC FORUM, COVID Action Platform. “The COVID-19 pandemic has changed education forever”. This ishow. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/04/coronavirus-education-global-covid19-online-digital-learning/. Acesso em: 02 Ag. 2020.

TONDEUR, Jo et al. Exploring the link between teachers’ educational belief profiles and different types of computer use in the classroom. Computers in human Behavior, v. 24, n. 6, p. 2541-2553, 2008.

UNICEF. Report: “Mensajes Y acciones importantes para la prevención y el control del COVID-19 en las escuelas”. Disponível em: ,https://www.unicef.org/media/65851/file/Key%20Messages%20and%20Actions%20for%20COVID-19%20Prevention%20and%20Control%20in%20Schools_Spanish.pdf. Acesso em: 30 Jul.2020.

VAN DER SPOEL, Irene et al. Teachers’ online teaching expectations and experiences during the Covid19-pandemic in the Netherlands. European journal of teacher education, v. 43, n. 4, p. 623-638, 2020.

WIJERS, Monica; JONKER, Vincent; DRIJVERS, Paul. MobileMath: explorando a matemática fora da sala de aula. ZDM , v. 42, n. 7, pág. 789-799, 2010.

WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília, DF: Unesco: UFTM, 2013.

Downloads

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Theodoro, V. E. G., & Gomes, A. S. (2022). Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial . Educação Em Foco, 25(45), 227–259. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5503