Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5611

Palavras-chave:

Cultura corporal, Desenvolvimento integral do estudantes, Didática da educação física, Zankov

Resumo

Este estudo busca investigar os princípios e fundamentos do Sistema Zankoviano com o propósito de reunir contribuições didático-metodológicas para a educação física no ensino fundamental. Então, a partir de uma pesquisa bibliográfica, procurou-se analisar os fundamentos e princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano, apropriando-os para o campo da educação física, e tecer uma síntese de suas potenciais contribuições para o contexto de ensino da educação física no ensino fundamental. À guisa de considerações finais, pondera-se que os princípios e fundamentos didático-metodológicos do Sistema Zankoviano podem representar uma possibilidade contributiva de mudança de configuração do ensino da educação física no ensino fundamental, uma vez que ela passaria a ter como objetivo principal contribuir, através dos conhecimentos/conteúdos da cultura corporal, para a potencialização do desenvolvimento integral e a formação da personalidade dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silas Alberto Garcia, Universidade Federal de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO

Made Júnior Miranda, Universidade Estadual de Goiás-Campus ESEFFEGO


Pós-Doc junto ao Programa de Pós graduação em Educação, da FFCLRP/USP. Docente da UEG-ESEFFEGO e da PPGE-PUC-GO. Professor credenciado dos Programas de Pós-graduação em Educação Stricto Sensu (PPGE/PUCGO e PPGE/UEG/INHUMAS).

Referências

AQUINO, Orlando Fernández. Leonid Vladimirovitch Zankov: contribuições para a pesquisa em Didática Desenvolvimental. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos. 3 ed. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 249- 278.

BRACHT, Valter. A educação física no ensino fundamental. In: Seminário Nacional Currículo em Movimento: Perspectivas Atuais, 1, 2010. Anais. Belo Horizonte.

CHAVES, Naíma de Paula Salgado. Os princípios didáticos na perspectiva marxista da educação: limites e avanços a partir do estudo de seus fundamentos à luz da Teoria da Subjetividade . 2019. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.

GARCIA, Silas Alberto; MIRANDA, Made Júnior; COSTA, Katianny Santana Lúcio da; SOUSA, Rodrigo Pereira de; SOUZA, Samuel Gomes de. Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental. Horizontes - Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 194-208, jul. 2020.

GUSEVA, Liudmila Grigorievna. O Ensino de Matemática na Educação Básica da Rússia na Perspectiva de Leonid Zankov. In: LIBANÊO, José Carlos; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; ROSA, Sandra Valéria Limonta; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. (Org.). Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. Goiânia: Gráfica UFG. 2019. p. 220-335.

GUSEVA, Liudmila Grigorievna. Transição na educação russa: o Sistema Zankoviano no atual ensino fundamental. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 225- 242.

MIRANDA, Made Júnior, SOUZA, Samuel Gomes de; COSTA, Katianny Santana Lúcio da; SOUSA, Rodrigo Pereira de; GARCIA, Silas Alberto. Modos de assimilação e operação com ensinamentos no primeiro ano do ensino fundamental. In: MIRANDA, Made Júnior. (Org). Educação Básica em perspectiva. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019. p. 14-64.

MIRANDA, Made Júnior. Estudo da aplicabilidade do ensino desenvolvimental no esporte: os relatos dos estudantes de Educação Física sobre a aplicabilidade do ensino desenvolvimental no esporte escolar. Novas Edições Acadêmicas, 2019.

PAIXÃO, Jairo Antônio da; OLIVEIRA, Otávio Soares de. A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. Horizontes, v. 35, n. 2, p.98-107, ago. 2017.

SILVA, Junior Vagner Pereira da; SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. Os conteúdos das aulas de Educação Física do ensino fundamental: o que mostram os estudos? Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 20, n. 2, p. 106-118, 2012.

SILVA, Junior Vagner Pereira da; DAGOSTIN, Kelly Umbelina Deus; NUNEZ, Paulo Ricardo Martins. Educação Física e conteúdos trabalhados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Motriz. v. 15, n. 3, 2009.

TENÓRIO, Jederson Garbin; SILVA, Cinthia Lopes da. Educação Física Escolar e a não participação dos alunos nas aulas. Ciência em Movimento, v. 15, n. 31, p. 71-80, 2013.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKI, Lev Semionovich. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins

Fontes, 1991.

ZANKOV, Leonid Vladimirovich. Ensino e desenvolvimento. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia livro 1. Uberlândia: Edufu, 2017. Cap.8. p. 173- 179. (Ensino Desenvolvimental). Tradução de Ademir Damazio et al.

ZANKOV, Leonid Vladimirovich et al. La ensenãnza y el desarrollo. Investigación pedagógica experimental. Moscú: Editorial Progresso, 1984.

Downloads

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Garcia, S. A., & Miranda, M. J. (2022). Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano. Educação Em Foco, 25(45), 327–352. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5611