Currículo Cultural de Educação Física, relatos de experiência e perspectivas foucaultianas

Autores

  • Ricardo Manavello Gardenal Faculdade de Educação Física - Universidade de Campinas
  • Mário Luiz Ferrari Nunes Faculdade de Educação Física - Unicamp https://orcid.org/0000-0003-0680-5777

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5724

Palavras-chave:

Educação Física Cultural, Prática Pedagógica, Cartografia

Resumo

Trata-se de uma experiência cartográfica de análise de quatro relatos de experiência de professores que colocam o Currículo Cultural em ação. Atravessados pelo referencial dessa concepção de Educação Física e por interpretações de algumas ferramentas foucaultianas, deparamo-nos ora com distanciamento desses referenciais de base, ora com potencialidades. Em especial, destacamos o que demonstrou cuidado quanto aos efeitos de poder, encontramos momentos que indicam experiências críticas por parte dos alunos, ressignificações e possíveis práticas de liberdade em situações assimétricas de poder. Acreditamos que aguçar a sensibilidade para perceber e atuar sobre esses momentos seja uma pista para um cuidado de si na docência que busca fomentar outras possibilidades de ser e estar no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Manavello Gardenal, Faculdade de Educação Física - Universidade de Campinas

Licenciado e Bacharel em Educação Física - Unicamp

Mário Luiz Ferrari Nunes, Faculdade de Educação Física - Unicamp

Professor Doutor no Departamento de Educação Física e Humanidades - Programa de Pós-graduação -àrea de concentração: Educação Físcia e Soceidade - Unicamp

Referências

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

BONETTO, Pedro Xavier R. A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula. 2016. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2016.

DARDOT, Pierre., LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: MACHADO, Roberto. (Org.) Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979, p. 4-12.

FOUCAULT, M. Tecnologias de si. Verve. São Paulo: PUC, n. 6, p. 321-360 out. 2002.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade (1984). In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Ditos e escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a, p. 264-287.

FOUCAULT, Michel. Verdade, poder e si mesmo. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.) Ditos e escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b, p. 294-300.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978- 1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, M. Prefácio à transgressão. In: Ditos e Escritos III: Estética, literatura, pintura e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 28-46, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento das prisões. Petrópolis: Vozes, 2012.

FOUCAULT, Michel. O que é a crítica? Seguido de A cultura de si. Lisboa: Edições Texto& Grafia, 2015.

HALL, S. A Centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. In: Educação & Realidade. Porto Alegre, v.22, nº 2, p.15-46, 1997.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Pedagogia da Cultura Corporal: críticas e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009a.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari (orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Paulo: Yendis, 2009b.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. p. 105-26.

NUNES, Mário Luiz Ferrari. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural da Educação Física. In: FERNANDES, Celina(Org.). O ensino fundamental- planejamento da prática pedagógica: revelando desafios, tecendo ideias. Curitiba: Appris, 2018. v. 1, p. 77-115.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana de. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SANTOS, Ivan Luís. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2016.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, F.M.C.; NUNES, M.L.F. O embate do encontro:o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 34, n. 71, p. 799-828, mai./ago. 2020.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

BONETTO, P. X. R. Futebol e a Copa do Mundo: toda análise (pós)crítica é bem-vinda. EMEF Olavo Pezzotti. São Paulo, SP (2018 – 6º ano) . disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2018/Relatos/pedro_bonetto_02.pdf

OLIVEIRA, R. Ginásticas de academia: pena que gordinha não pode!. EMEF General Alcides Gonsalves Etchegoyen. São Paulo, SP. (2018 - 8º ano) , disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2018/Relatos/ricardo_oliveira.pdf

REIS, R dos. Macumba saravá, solta um peido e sai fubá: rituais de passagem Kuarup e o HukaHuka no 6º ano. Escola de Aplicação da FEUSP. São Paulo, SP (2018 - 6º ano) . Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2018/Relatos/ronaldo_04.pdf

SOARES, E. M. Muaythai, a luta do mal(?). EEFMT Maria Theodora Pedreira de Freitas. Barueri, SP (2017 - 7º ano) . Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/mendes_03.pdf

Downloads

Publicado

29/04/2023

Como Citar

Gardenal, R. M., & Nunes, M. (2023). Currículo Cultural de Educação Física, relatos de experiência e perspectivas foucaultianas. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5724