Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.5742

Palavras-chave:

Políticas curriculares., Poder disciplinar., Biopolítica.

Resumo

Trata-se de um estudo teórico acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que indica os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) a serem incorporados nas políticas curriculares brasileiras. A pesquisa é do tipo documental e centra-se na temática gênero e sexualidade sob a perspectiva da análise do discurso preconizada pelas teorias foucaultianas, evidenciando as práticas discursivas e não-discursivas dos TCT e seus efeitos como fator de regulação disciplinar e biopolítica dos currículos e práticas pedagógicas. Entende-se que, a regulação acontece mediante a influência de setores sociais e religiosos neoconservadores que, na ordem contemporânea, forçam a interdição das discursividades que escapam aos padrões culturais heteronormativos. Com isso, as novas diretrizes curriculares negligenciam as diferenças de gênero e sexualidade.

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Biografia do Autor

Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves, Universidade Federal do Pampa

Mestra em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Bagé/RS). Advogada. Integrante do Grupo de Pesquisa Philos Sophias. Temas de interesse: políticas educacionais, relações de gênero e sexualidades. 

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (Campus Bagé/RS). Líder do Grupo de Pesquisa Philos Sophias. Pesquisadora dos temas: Corpos, gêneros, sexualidades e educação.

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

Mayara Cardoso da Silva Alves, E., & Mari da Silva Voss, D. (2023). Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora. Educação Em Foco, 26(50), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.5742