Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela

Autores

  • Aleixo Castigo Muamununga Muamununga Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela
  • Alberto Bive Domingos Domingos Universidade Licungo-Quelimane

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.5775

Palavras-chave:

Angola, Educação a distância, Interacção professor-aluno, ISPJP

Resumo

O presente artigo discute os “factores que condicionam a interacção professor-aluno na Educação à Distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela”. Assim sendo adoptamos o inquérito por questionário como instrumento aplicado aos alunosos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Sociologia. A pesquisa conseguiu demonstrar que, a interacção entre professor-aluno ocorre no googleclass, uma ferramenta disponibilizada pela Google para a actividade educativa assíncrona. Portanto, os principais factores que condicionam negativamente, dificultando a assimilação ou interacção professor-aluno são: a falha constante de energia eléctrica pública, fraco domínio das tecnologias, uso de equipamentos não adequados, a falta de formação adequada dos professores para lidar com esta modalidade educativa, que passam a ser os desafios que a educação a distância coloca quer aos alunos, como aos professores do ISPJP. Havendo necessidade de diversificar as ferramentas tecnológicas de ensino.

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Biografia do Autor

Aleixo Castigo Muamununga Muamununga, Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela

  • Professor assistente do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela e Assistente de investigação do Centro de Estudo e Pesquisa. Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Formação de Professor pela Universidade Europeia de Atlântico-Espanha, concluído em 2019

Alberto Bive Domingos Domingos, Universidade Licungo-Quelimane

É licenciado em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Pedagógica de Maputo, Mestre em
Educação, na especialidade de Administração Educacional, pela Universidade do Minho em
Portugal e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista no Brasil (UNESP). É docente no Departamento de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Licungo, actual Faculdade de Educação, na Universidade Licungo, é director Adjunto para pós-graduação na faculdade de economia e gestão. Moçambique.

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Publicado

29/11/2023

Como Citar

Muamununga, A. C. M., & Domingos, A. B. D. (2023). Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela. Educação Em Foco, 26(50), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.5775