Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:

revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5788

Palavras-chave:

Currículo escolar, Educação básica, Educação infantil, Professores

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu para toda educação básica brasileira as diretrizes gerais de organização do currículo escolar. Neste texto problematizamos, a partir da produção acadêmica publicizada em periódicos da área de educação, a BNCC e suas diretrizes para a educação infantil. Definimos como recorte a problematização da educação infantil e da BNCC em periódicos da área de educação no período 2015-2020. As questões abordadas incidem sobre temas que discutem como se dá as relações entre educação infantil e a BNCC, mudanças que a BNCC produz na organização da educação infantil e como os professores de educação infantil tem incorporado os princípios e fundamentos da BNCC em seu trabalho escolar.  O texto mostra o que a produção bibliográfica tem mostrado sobre mudanças na organização das escolas e como professores de educação infantil tem incorporado princípios e fundamentos da BNCC em seu trabalho escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Uninove

Sociólogo. Mestre e Doutor em Educação: História Política e Sociedade pela PUC-SP. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho e do curso de Pedagogia. Coordenador da Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais e líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Gestão Educacional.

Amanda Sousa Batista do Nascimento, Uninove

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)-SP. Professora na Rede Municipal de Santo André desde 2007, atuando com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, e Educação Inclusiva.

Neide Aurora de Souza Marcos, Uninove

Formada em Administração pelo Instituto Federal de São Paulo e licencianda em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho.

Referências

BARBOSA, M. C. S. et. al. Práticas cotidianas na educação infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB/UFRG, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em 10 set. 2020.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Palavra aberta - BNCC e a alfabetização em duas versões: concepções e desafios. Educação em Revista: Belo Horizonte. Dossiê Alfabetização e Letramento no Campo Educacional v.36 e220676|2020.

GONTIJO, C. M. M. .; COSTA, D. M. V. .; PEROVANO, N. S. . Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20180110, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660703. Acesso em: 11 mar. 2021.

KISHIMOTO,

T. M. Currículo de educação infantil: creches e pré-escolas. Significado do termo currículo, currículo de educação infantil: critérios de qualidade e instrumentos de implementação. Texto encomendado pela coordenação geral de Educação Infantil do MEC. 1994 (mimeo).

KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. In: MOREIRA, A. F. (org). Currículo: Políticas e Práticas em Educação. Campinas: Papirus: 2003. p. 165-183.

LOPES, D. M. de C.; SOBRAL, E. L. S. Debates em educação – educação infantil e currículo: políticas e práticas. Debates em Educação. Maceió, vol. 6, n°11, jan. jun. 2014.

MACEDO, Edilene Nunes de. A percepção dos professores da Cidade do Recife sobre as diretrizes normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, 2018.

MASSI, Luciana. QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos sobre Iniciação Científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 173-197, jan./abr.2010.

MEDEIROS,Ludimila Dimitrovicht de. Políticas públicas para a Educação Infantil: um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal de ensino de Londrina – PR. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual De Londrina, 2019.

OLIVEIRA, Poliana Ferreira de. Políticas curriculares para a educação infantil: o caso da BNCC- 2015-2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual De Maringá, 2019.

OLIVEIRA, Z. de M. R. O currículo na educação infantil: o que propõe as novas diretrizes nacionais? Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, nov. 2010.

PALANGANA, I. C. A função da linguagem na formação da consciência; reflexões. Cadernos do Cedes, v. 20, n. 35. Campinas, 1995.

PORTELA, Leticia M. ZANGUE, Greicy Nayara P. SANTOS, Fabio André G. dos. CARDOSO, Flavia Aparecida Reitz., LIBERATO, Rafael. Suporte tecnológico para o Auxílio do professor na avaliação segundo a BNCC. RISTI: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. nº. 35, 2019, pp. 101-116

ROCHA, Nathália Fernandes Egito. Base Nacional Comum Curricular e micropolítica: analisando os fios condutores. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba, 2016.

ROSA, Luciane Oliveira da. Continuidades e descontinuidades nas versões da BNCC para a Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. Universidade Do Vale Do Itajaí, 2019.

TRICHES, Eliane de Fatima. A Formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e concepções em disputa sobre o processo alfabetizador da criança (2015-2017). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Grande Dourados, 2018.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

29/04/2023

Como Citar

do Prado Ferraz de Carvalho, C., Sousa Batista do Nascimento, A., & Aurora de Souza Marcos, N. (2023). Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5788