O professor e a educação no ambiente prisional:

desafios e possibilidades do trabalho docente por entre as grades

Autores

  • Jairo Antônio da Paixão Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-1413-9081
  • Guilherme Magalhães Universidade Federal de Viçosa
  • Janaina Garcia Sanches Colégio de Aplicação Colégio João XVIII – UFJF

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6256

Palavras-chave:

Escola prisional, Prática pedagógica, Atuação docente

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar possíveis dificuldades e desafios presentes na atuação docente em unidades prisionais. Através de uma pesquisa qualitativa, na qual foi empregada a entrevista semiestruturada com professores licenciados em diferentes áreas do conhecimento, atuantes uma escola prisional, localizada numa cidade interiorana no estado de Minas Gerais foi possível verificar que o ingresso do professor para atuar no sistema prisional, inclui apenas a exigência de seus bons antecedentes se comparado aquelas comumente solicitadas para o sistema regular de ensino. Devido as regras impostas pelas unidades prisionais, as aulas passam por uma série de adaptações e restrições que incluem a relação professor-aluno, o ambiente das aulas, bem como o uso de materiais pedagógicos. Os professores percebem que a sua atuação no processo educacional nas unidades prisionais encontra-se atreladas tanto às conveniências do sistema prisional quanto às prerrogativas dos detentos, onde parecem coexistir duas lógicas do significado de reabilitação e/ou formação: a possibilidade de transformação pela educação durante o tempo do aprisionamento e a cultura prisional caracterizada pela repressão, pela ordem e disciplina, impostas como forma de adaptação e de adequação ao meio.

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Biografia do Autor

Jairo Antônio da Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Guilherme Magalhães, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), onde também cursou e concluiu Licenciatura Plena. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela FIJ-RJ (Faculdades Integradas de Jacarepaguá - RJ) Professor da Faculdade Governador Ozanan Coelho de 2008 a 2012, onde lecionou as disciplinas de Ética e Filosofia; Filosofia; Psicologia Aplicada à Administração; Psicologia Aplicada à Educação Física; Sociologia; Ética e Noções de Direito.

Janaina Garcia Sanches, Colégio de Aplicação Colégio João XVIII – UFJF

Sou licenciada em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997); Realizei o mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2001) e o doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2011). No ano de 2020, concluí a Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pelo Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG); prossigo na formação em Neuropsicopedagogia Clínica na mesma instituição. Sou docente em regime de dedicação exclusiva do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF desde o ano de 2010, atuando no ensino da Educação Física para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos. Anteriormente ao meu ingresso no serviço público federal, atuei como docente nas redes públicas de ensino estadual e municipal de Juiz de Fora/MG, e também no magistério superior (rede privada de ensino ? Muiraé/MG e Matipó/MG). Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, venho ampliando e diversificando a minha formação a partir de estudos independentes e através de capacitações, participando de cursos e oficinas relacionados às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Arteterapia; Danças Circulares; Psicologia Analítica; e Intervenções com Mandalas). Concluí recentemente a formação técnica "Terapeuta em Mandalas" (UNIABRATH, 2021) e o curso de ?Formação Integrativa em Mandalas Terapêuticas e Espiritualidade? (INSTITUTO DE PSIQUIATRIA/HOSPITAL DAS CLÍNICAS ? FMUSP, 2021).

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

Paixão, J. A. da, Magalhães, G., & Sanches, J. G. (2023). O professor e a educação no ambiente prisional:: desafios e possibilidades do trabalho docente por entre as grades. Educação Em Foco, 26(50), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6256