Formação docente, tecnologias digitais e interculturalidade
reflexões para educação em uma sociedade plural e conectada
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6306Palavras-chave:
Formação de professores, Tecnologias digitais, Interculturalidade, Ensino SuperiorResumo
O presente estudo visa analisar as contribuições das tecnologias digitais para a formação docente em relação aos aspectos interculturais. Os sujeitos de pesquisa são 12 estudantes de um curso de Pós-graduação em Educação, de uma universidade do sul Brasil. Para a realização da coleta de dados utilizou-se um questionário on-line, contendo questões fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados pelo método de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise originou 2 categorias, denominadas: Tecnologias digitais e os aspectos interculturais; Formação docente e as demandas da sociedade. Os resultados do estudo revelam que os participantes da pesquisa compreendem que as tecnologias digitais contribuem para a formação docente em relação aos aspectos interculturais, pois existem recursos tecnológicos (MOOCs, redes sociais, dentre outros) que permitem realizar conexões e momentos reflexivos e interativos entre pessoas de diferentes regiões, possibilitando assim momentos significativos de aproximação com diversas culturas.
Downloads
Referências
CASTELLS, M. (2005). A sociedade em rede: do conhecimento à política. In Castells, Manuel & Cardoso, G. (Orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Imprensa Nacional/Casa da Moeda.
FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, v. 33, n. 3, p. 182-188, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MACHADO, Karen Graziela Weber; SOSO, Felipe Sereno; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Aulas on-line no contexto da educação superior em tempos de pandemia. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 633-655, set./dez. 2020.
MACEDO, Valcinete Pepino de. Formação de professores do contexto das mudanças educativas. 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Políticas e
Administração da Educação, 2011. São Paulo: Anpae, 2011.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual: discursiva. Editora Unijuí, 2011.
OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. 2020a. Disponível em: https://read.oecdilibrary.org/view/?ref=126_126988-t63lxosohs&title=A-framework-to-guide-an-education-response-tothe-COVID-19-Pandemic-of-2020. Acesso em: 04 jun. 2020.
OLIVEIRA, C.; Moura, S.P. TIC’s na educação: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v.7, n.1, p.75-95, 2015.
RAMOS, Maria N. P. Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente. Revista EDaPECI São Cristóvão (SE) v.16. n. 1, p. 9-30 jan. /abr. 2016.
SOARES, S. J. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. 2015. (apresentação de trabalho/congresso).
UNESCO. Convention sur la Protection et la Promotion de la Diversité des Expressions Culturelles. Paris: UNESCO, 2005.
UNESCO. Relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos. Brasília, DF: UNESCO, 2010.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.
UNESCO, UniTin. Competencias Interculturales. Marco conceptual y operativo. Bogotá: Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencias y la Cultura. 2017.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento Digital e Ensino. Disponível em: http://www.nehte.com.br/artigos/Letramento-Digital-Xavier.pdf último acesso em 08/04/2020.
WALSH, Catherine. La interculturalidad en educación. Perú. Ministerio de Educación. Dirección Nacional de Educación Blingüe Intercultural, 2005. Disponível em: https://centroderecursos.cultura.pe/sites/default/files/rb/pdf/La%20interculturalidad%20en%20la%20educacion_0.pdf. Acesso em: 09 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.