Formação docente, tecnologias digitais e interculturalidade

reflexões para educação em uma sociedade plural e conectada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6306

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Interculturalidade, Ensino Superior

Resumo

O presente estudo visa analisar as contribuições das tecnologias digitais para a formação docente em relação aos aspectos interculturais. Os sujeitos de pesquisa são 12 estudantes de um curso de Pós-graduação em Educação, de uma universidade do sul Brasil. Para a realização da coleta de dados utilizou-se um questionário on-line, contendo questões fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados pelo método de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise originou 2 categorias, denominadas: Tecnologias digitais e os aspectos interculturais; Formação docente e as demandas da sociedade. Os resultados do estudo revelam que os participantes da pesquisa compreendem que as tecnologias digitais contribuem para a formação docente em relação aos aspectos interculturais, pois existem recursos tecnológicos (MOOCs, redes sociais, dentre outros) que permitem realizar conexões e momentos reflexivos e interativos entre pessoas de diferentes regiões, possibilitando assim momentos significativos de aproximação com diversas culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil/RS e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Pós-graduada - Especializada em: Pedagogias do Corpo e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Informática Instrumental para Professores de Educação Básica (UFRGS); Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Adriana Justin Cerveira Kampff , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É Professora Adjunta da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Exerce atualmente o cargo de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada.

Thomas Selau Castro, Colégio La Salle Dores

Mestre em Educação (2021) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professor de História do Colégio La Salle Dores.

Referências

CASTELLS, M. (2005). A sociedade em rede: do conhecimento à política. In Castells, Manuel & Cardoso, G. (Orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Imprensa Nacional/Casa da Moeda.

FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, v. 33, n. 3, p. 182-188, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MACHADO, Karen Graziela Weber; SOSO, Felipe Sereno; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Aulas on-line no contexto da educação superior em tempos de pandemia. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 633-655, set./dez. 2020.

MACEDO, Valcinete Pepino de. Formação de professores do contexto das mudanças educativas. 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Políticas e

Administração da Educação, 2011. São Paulo: Anpae, 2011.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual: discursiva. Editora Unijuí, 2011.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. 2020a. Disponível em: https://read.oecdilibrary.org/view/?ref=126_126988-t63lxosohs&title=A-framework-to-guide-an-education-response-tothe-COVID-19-Pandemic-of-2020. Acesso em: 04 jun. 2020.

OLIVEIRA, C.; Moura, S.P. TIC’s na educação: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v.7, n.1, p.75-95, 2015.

RAMOS, Maria N. P. Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente. Revista EDaPECI São Cristóvão (SE) v.16. n. 1, p. 9-30 jan. /abr. 2016.

SOARES, S. J. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. 2015. (apresentação de trabalho/congresso).

UNESCO. Convention sur la Protection et la Promotion de la Diversité des Expressions Culturelles. Paris: UNESCO, 2005.

UNESCO. Relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos. Brasília, DF: UNESCO, 2010.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.

UNESCO, UniTin. Competencias Interculturales. Marco conceptual y operativo. Bogotá: Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencias y la Cultura. 2017.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento Digital e Ensino. Disponível em: http://www.nehte.com.br/artigos/Letramento-Digital-Xavier.pdf último acesso em 08/04/2020.

WALSH, Catherine. La interculturalidad en educación. Perú. Ministerio de Educación. Dirección Nacional de Educación Blingüe Intercultural, 2005. Disponível em: https://centroderecursos.cultura.pe/sites/default/files/rb/pdf/La%20interculturalidad%20en%20la%20educacion_0.pdf. Acesso em: 09 out. 2021.

Downloads

Publicado

29/04/2023

Como Citar

Weber Machado, K. G., Justin Cerveira Kampff , A., & Selau Castro, T. (2023). Formação docente, tecnologias digitais e interculturalidade: reflexões para educação em uma sociedade plural e conectada. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6306