Aprendizagens interculturais

a percepção dos estudantes argentinos de uma experiência de internacionalização curricular em casa em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6406

Palavras-chave:

Fenomenologia, Grupos mistos, Intercâmbio curricular, Interculturalidade

Resumo

Focamos num projeto de internacionalização em casa desenvolvido pela Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina). Objetivamos analisar aprendizagens interculturais a partir das percepções de estudantes argentinos que participaram de grupos mistos com estudantes brasileiros da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) numa experiência de intercâmbio curricular no semestre 2020/2, desenvolvido de forma remota em função da pandemia Covid-19. Adotamos abordagem qualitativa baseada na Fenomenologia, organizando dados coletados por meio de questionário nos eixos temáticos: expectativas, desafios e aprendizados. Compreendemos como os estudantes esperam, percebem e avaliam o trabalho em grupos mistos numa posição de abertura, tomando a alteridade como convidativa. Mesmo diante das dificuldades do idioma e da organização do tempo, os estudantes avaliam positivamente a experiência, elencando aprendizados interculturais como empatia, escuta, respeito. Concluímos que a experiência dos grupos mistos concretizou ideais centrais deste projeto: abertura, relacionamento e respeito com o outro numa experiência intercultural.

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Biografia do Autor

Yuri Elias Gaspar, UFVJM

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado e graduação em Psicologia pela UFMG. Formação em Psicologia Clínica pelo Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da UFVJM.

Mauricio da Silva Guedes, UFMT

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (Campus Universitário do Araguaia - Barra do Garças) da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de formação inicial e continuada de professores, desenvolve projeto de pesquisa sobre o adoecimento docente e estratégias de enfrentamento ao estresse em professores da educação básica. Integra o Programa de Internacionalização – Intercâmbio curricular em Casa, desenvolvido pela Universidad del Litoral (Santa Fé/Argentina) em parceria com três universidades brasileiras: UFMG – (Belo Horizonte – MG), UFVJM (Diamantina –MG), e UFMT (Barra do Garças – MT).

Gracia María Clérico, UNL

Doctora en Educación, Magister en investigación educativa, Licenciada en Psicología y Ciencias de la Educación. Docente de psicología, sociología y métodos de investigación. Asistente técnico pedagógico en Ministerio de Cultura- Santa Fe. Dirige la investigación: “Experiencias interculturales en internacionalización curricular en casa. Aportes para la formación integral en la Educación Superior” y coordina proyectos de internacionalización curricular en casa (UNL).

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

Elias Gaspar, Y., da Silva Guedes, M., & María Clérico, G. . (2022). Aprendizagens interculturais: a percepção dos estudantes argentinos de uma experiência de internacionalização curricular em casa em tempos de pandemia. Educação Em Foco, 25(45), 93–109. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6406