Os cursos de engenharia no Brasil e as transformações nos processos produtivos - do século XIX aos primórdios do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.65Palavras-chave:
curso de engenharia, processos produtivos, abordagem histórica.Resumo
Este artigo trata das relações entre as transformações nos processos produtivos e o ensino de engenharia no Brasil nos séculos XIX, XX e início do XXI. Supõe-se haver uma estreita relação entre essas transformações e as modificações no ensino de engenharia. A revisão bibliográfica subsidia o desenvolvimento do presente artigo. Na primeira parte, apresenta-se a história dos cursos de engenharia no Brasil nos seus primórdios e durante o século XIX. A segunda parte focaliza as transformações nos cursos de engenharia do século XX e início do XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.