Tecnologia Assistiva no Curso Técnico de Revisão de Textos no Sistema Braille
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6656Palavras-chave:
Deficiência Visual, Educação Especial, Educação Profissional, Instituto Benjamin ConstantResumo
No Brasil, o termo Tecnologia Assistiva foi definido em 2006 pelo Comitê de Ajudas Técnicas. A partir desta definição, este trabalho objetivou investigar como o conceito de Tecnologia Assistiva foi apropriado pelo Instituto Benjamin Constant e como está presente no Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio de Revisão de Textos no Sistema Braille, exclusivo para pessoas com deficiência visual. O projeto foi analisado em seu conteúdo conforme proposto por Lawrence Bardin e os resultados indicaram que o termo Tecnologia Assistiva, como cunhado pelo Comitê de Ajudas Técnicas, por ser amplo demais, propicia a ênfase ao termo “recurso”, associado diretamente a “tecnologias”, promovendo a exclusão dos demais termos que compõem o conceito, fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência visual e essenciais para a promoção de sua funcionalidade.
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