Estudos empíricos sobre a implementação da Lei 10.639/03 nos institutos federais
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6773Palavras-chave:
Educação profissional, Mestrado profissional, Política racialResumo
O objetivo deste artigo é analisar pesquisas empíricas que possam explicitar como são trabalhadas as
relações étnico-raciais nos Institutos Federais em acordo com a Lei nº 10.639/03 e o Plano Nacional para
Educação das Relações Étnico-Raciais. Analisaram-se textos selecionados a partir da consulta em Biblioteca
Eletrônica Científica. Os resultados indicaram lacunas nos documentos institucionais e, também, que muitos
docentes e estudantes não se (re)conhecem nessa proposta educativa. Conclui-se que as discussões acerca do
conteúdo dessa lei precisam ser ampliadas no âmbito dos Institutos Federais, a fim de que o estudante
trabalhador, pela compreensão dos mecanismos sociais de inclusão e exclusão, possa se tornar mais crítico,
contribuindo para a transformação dessa realidade em estudo.
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