Estudos empíricos sobre a implementação da Lei 10.639/03 nos institutos federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6773

Palavras-chave:

Educação profissional, Mestrado profissional, Política racial

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar pesquisas empíricas que possam explicitar como são trabalhadas as
relações étnico-raciais nos Institutos Federais em acordo com a Lei nº 10.639/03 e o Plano Nacional para
Educação das Relações Étnico-Raciais. Analisaram-se textos selecionados a partir da consulta em Biblioteca
Eletrônica Científica. Os resultados indicaram lacunas nos documentos institucionais e, também, que muitos
docentes e estudantes não se (re)conhecem nessa proposta educativa. Conclui-se que as discussões acerca do
conteúdo dessa lei precisam ser ampliadas no âmbito dos Institutos Federais, a fim de que o estudante
trabalhador, pela compreensão dos mecanismos sociais de inclusão e exclusão, possa se tornar mais crítico,
contribuindo para a transformação dessa realidade em estudo.

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Biografia do Autor

Cynara de Oliveira Geraldo, IFC Campus Araquari

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2013). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade – PROEJA (2018). Atualmente, é mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Trabalha como Assistente de Alunos no Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, e é membro do NEABI no mesmo campus.

Salete Valer, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras – Português e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Florianópolis-Continente, na área de Linguagem e Comunicação, atuando como docente em: Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); Cursos Técnicos Subsequentes; Cursos Superiores de Tecnologia; e no Mestrado em Educação Profissional em Rede Federal (ProfEPT).

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Publicado

24/11/2023

Como Citar

de Oliveira Geraldo, C., & Valer, S. (2023). Estudos empíricos sobre a implementação da Lei 10.639/03 nos institutos federais. Educação Em Foco, 26(50), 1–31. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6773