O desenvolvimento da autonomia intelectual e moral nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II:
aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6928Palavras-chave:
Aprendizagem socioemocional, Valores sociomorais, Autonomia intelectual e moral, Professores de Arte, Ensino Fundamental IIResumo
Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida sob a ótica da abordagem qualitativa com delineamento descritivo explicativo, cujo objetivo foi analisar e compreender a concepção docente sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais (CSEs) para a construção da autonomia intelectual e moral dos alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Arte e a Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Arte, para a interpretação dos dados recorremos à Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os participantes encontram dificuldades para realizar sua formação continuada e aprofundar seus estudos acerca do desenvolvimento das CSEs, valores morais, autonomia intelectual e moral. Destacamos a preocupação que os professores apresentam em proporcionar um ambiente ético e respeitoso em suas aulas de arte e sempre que necessário, recorrem às CSEs para resolverem conflitos entre os alunos e para prepará-los para a vida em sociedade.
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