O desenvolvimento da autonomia intelectual e moral nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II:

aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6928

Palavras-chave:

Aprendizagem socioemocional, Valores sociomorais, Autonomia intelectual e moral, Professores de Arte, Ensino Fundamental II

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida sob a ótica da abordagem qualitativa com delineamento descritivo explicativo, cujo objetivo foi analisar e compreender a concepção docente sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais (CSEs) para a construção da autonomia intelectual e moral dos alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Arte e a Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Arte, para a interpretação dos dados recorremos à Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os participantes encontram dificuldades para realizar sua formação continuada e aprofundar seus estudos acerca do desenvolvimento das CSEs, valores morais, autonomia intelectual e moral. Destacamos a preocupação que os professores apresentam em proporcionar um ambiente ético e respeitoso em suas aulas de arte e sempre que necessário, recorrem às CSEs para resolverem conflitos entre os alunos e para prepará-los para a vida em sociedade.

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Biografia do Autor

Fernando Bruzatti, UNOESTE

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Também é Licenciado em Educação Artística e especialista em Gestão Escolar pela Unoeste. Atua como professor de Arte em escola de Ensino Integral de Ciclo I, tem como interesse os estudos sobre aprendizagens socioemocionais e o ensino de Arte. Participa do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino-aprendizagem: Ações e Interações (Contepea).

https://orcid.org/0000-0001-8862-005X

http://lattes.cnpq.br/6181161656300633

Carmen Lucia Dias, UNOESTE

Mestre, Doutora e Pós-doutora em Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília – Departamento de Psicologia da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente, SP). É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (GT 20 – Psicologia da Educação).  Integrante dos grupos de pesquisa: Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações (líder) / UNOESTE/ SP; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM I -Estudos Avançados); Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) - UNESP / Marília/SP. Consultora do Convivere Mais-Assessoria e Formação. 

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Publicado

25/11/2023

Como Citar

Bruzatti, F., & Lucia Dias, C. (2023). O desenvolvimento da autonomia intelectual e moral nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II:: aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais. Educação Em Foco, 26(50), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6928