Experiências de um intercâmbio em Portugal atravessado pela pandemia da covid-19:

relato de duas professoras em formação na e para perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6931

Palavras-chave:

COVID-19, Educação Física, Formação docente, Intercâmbio, inclusão

Resumo

O presente estudo objetivou relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas durante o intercâmbio ao longo da pandemia e os impactos disso na formação docente na e para a perspectiva inclusiva. Nesse sentido, utilizou-se como base teórica um conceito de inclusão que é amplo, processual e dialético que se contrapõe ao histórico excludente da educação física. Para realização deste artigo, foi utilizado como caminho metodológico a autobiografia. O estudo é baseado nos diários de campo das autoras, e-mails trocados durante a estadia, trabalhos realizados, ementas e documentos sobre a disciplina cursada. Assim, foi possível concluir que essas experiências foram únicas e pertinentes para repensarmos a nossa formação. Enfocamos ser fundamental respeitar a singularidade e valorizar as individualidades de cada um, considerando as diferenças como vantagem pedagógica e colocando em prática o conceito de inclusão que nos aproximamos, a fim de proporcionar uma formação mais crítica, reflexiva, humana e singular.

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Biografia do Autor

Maria Luíza Mendes Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura no curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021) / Escola de Educação Física e Desporto (UFRJ / EEFD) e graduanda em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Educação Física e Desporto (UFRJ / EEFD). Pós - Graduanda no curso de Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI - UFRJ/EEFD). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRJ (PIBIC Cnpq). Integrante do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Professora de Educação Física na "Our Lady of Mercy School".

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0974345451780658

Karine Melo Aquino de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura no curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021) / Escola de Educação Física e Desporto (UFRJ / EEFD) e graduanda em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Educação Física e Desporto (UFRJ / EEFD). Pós - Graduanda no curso de Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI - UFRJ/EEFD). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE) vinculado à EEFD / UFRJ. Ex-membro do Projeto de Extensão de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI), vinculada à EEFD / UFRJ. Experiência na área de Educação Física Escolar pelo subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0617530068396493

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora associada 1 da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD/UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD/UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI/UFRJ). Coordenadora adjunta do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE (2021-2023). Coordenadora PIBID subprojeto Educação Física (2020-2022)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3628782671116228

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Publicado

25/11/2023

Como Citar

Mendes Santos, M. L., Melo Aquino de Oliveira, K., & Pereira de Souza da Fonseca, M. (2023). Experiências de um intercâmbio em Portugal atravessado pela pandemia da covid-19: : relato de duas professoras em formação na e para perspectiva inclusiva. Educação Em Foco, 26(50). https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6931