O papel da educação nas prisões

Uma revisão da literatura focada nos valores e práticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6939

Palavras-chave:

Educação em prisões, EJA em prisões, Sistema carcerário

Resumo

O acesso à educação é um dos direitos estabelecidos na Constituição Federal mais fundamentais para o processo de humanização da pessoa privada de liberdade. Por esse motivo, é crucial que um amplo debate a respeito do papel da educação na prisão seja fomentado, seja para auxiliar os educadores em sala de aula, seja para orientar políticas públicas que busquem de fato lidar com esse cenário. O presente artigo busca contribuir com esse esforço apresentando uma revisão da literatura a respeito do papel da educação no contexto carcerário. Identificamos, em especial, valores relacionados à escolarização, ressocialização, emancipação, redução de danos e direitos humanos, legitimados pelos diferentes autores e autoras dos artigos investigados; além de práticas pedagógicas que se inspiram nas concepções da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular. A literatura revela ainda que há muito o que se explorar no tema.

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Biografia do Autor

Sandro Giongo, UFRGS

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021), bacharel e licenciado em Física pela mesma instituição (2017 e 2022).

Leonardo Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS (2008), obtendo os diplomas de mestre (2011) e de doutor (2015) em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem científica, estudos sobre evasão, metodologias ativas de ensino, atividades experimentais e computacionais. Desde 2016, é Professor Adjunto e membro permanente do Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. É coordenador do Centro de Referência para o Ensino de Física (CREF) da UFRGS desde 2017. Em 2018, foi agraciado com o prêmio de melhor tese de doutorado da área de Pesquisa em Ensino de Física do biênio 2015-2016 pela Sociedade Brasileira de Física.

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Publicado

17/11/2023

Como Citar

Giongo, S., & Heidemann, L. (2023). O papel da educação nas prisões: Uma revisão da literatura focada nos valores e práticas educacionais. Educação Em Foco, 26(50), 1–37. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6939