Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6940

Palavras-chave:

Jogos, Gamificação, Sequência Didática Investigativa, Ensino de Ciências, Educação do Campo

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições de uma sequência didática, elaborada a partir de estratégias investigativas de jogos educativos e elementos da gamificação, no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo adolescência e reprodução humana. Para o desenvolvimento deste estudo, realizamos uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental da escola. Para a coleta dos dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática para o ensino do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana e um diário de bordo para registros e reflexões no decorrer da intervenção. Os resultados evidenciam que, por meio da SD, os estudantes construíram paulatinamente seu conhecimento, de forma prazerosa, a partir dos jogos e dos elementos de gamificação presentes, participando e expondo respostas que contribuíram para a aprendizagem do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana.

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Biografia do Autor

Cassia Chirlene Santos Lima, UFRB

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Anisio Teixeira e em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Docente permanente do Mestrado em Educação Científica e Diversidade e do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da natureza em matemática (UFRB).

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Publicado

15/11/2023

Como Citar

Chirlene Santos Lima, C., & Porto, K. S. (2023). Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Educação Em Foco, 26(50), 1–27. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6940