A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6945

Palavras-chave:

Intensificação, Precarização, Saúde Mental

Resumo

A implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocou diversas consequências negativas para o trabalho docente. Nessa perspectiva, este artigo busca responder: quais foram as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG durante a implementação do ERE. Visa analisar as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG no contexto pandêmico. A pesquisa assume relevância acadêmica e científica,  pelo  fato de que ainda há necessidade de mais produções bibliográficas e dados analisados sobre as condições de trabalho dos professores universitários durante o ERE. A abordagem da pesquisa é qualitativa. É bibliográfica e também contou com entrevistas não estruturadas com sete docentes de uma das unidades acadêmicas da UEMG. O referencial teórico da pesquisa foram os conceitos de habitus, campo, capitais e práticas em Pierre Bourdieu. A precarização e intensificação do trabalho docente que já existia na UEMG, acentuou-se ainda mais no contexto da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelino Francklin, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFSCar. Graduado em Pedagogia, História e Filosofia. Docente efetivo na UEMG, Unidade Passos. 

Referências

REFERÊNCIAS

AGÊNCIA BRASIL. Instituições de ensino superior migram para ensino a distância. Publicado em 23 de mar. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-03/instituicoes-de-ensino-superior-migram-para-ensino-distancia. Acesso em: 16 jun. 2022.

ALESSI, S. M. et al. A crise sanitária aliada às consequências da pandemia pela Covid-19 no contexto da crise do capital. In: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente. Universidade e Sociedade, Brasília, n. 67, jan., 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 10 ju. 2022.

ANACLETO, A.; ALVARENGA, A. P. O. B.; FERREIRA, A. R. S. Amor e resiliência: a docência no ensino superior em tempos de pandemia do Novo coronavírus (covid-19). Revista Práxis, v. 13, n. 26, dez., 2021. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3462. Acesso em: 08 jun. 2022.

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/%20article/view/621. Acesso em: 16 jun. 2022.

ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UEMG. Em Assembleia Extraordinária, docentes da UEMG reafirmam disposição de luta em defesa da vida. 05 de maio de 2021. 2021a. Disponível em: https://www.aduemg.org/single-post/em-assembleia-geral-extraordin%C3%A1ria-docentes-da-uemg-reafirmam-disposi%C3%A7%C3%A3o-de-luta-em-defesa-da-vida. Acesso em: 14 jun. 2022.

ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UEMG. ADUEMG se reúne com grupo de docentes para debater remoções na universidade. 23 de maio de 2021. 2021b. Disponível em: https://www.aduemg.org/single-post/aduemg-se-re%C3%BAne-com-grupo-de-docentes-para-debater-remo%C3%A7%C3%B5es-na-universidade. Acesso em: 23 mai. 2021.

ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Demissões em massa nas universidades particulares atestam conversão acelerada para modalidade EaD e sinalizam desemprego estrutural dos docentes. 14 de Julho de 2020. Disponível em: https://www.adusp.org.br/index.php/defesa-do-ensino-publico/3744-demissoes-em-massa-nas-universidades-particulares-atestam-conversao-acelerada-para-modalidade-ead-e-sinalizam-desemprego-estrutural-dos-docentes. Acesso em: 10 jun. 2022.

BARBOSA, Z. J. Impactos da Pandemia no trabalho docente no Ensino Superior no Recife/PE. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/61939. Acesso em: 06 jun. 2022.

BAUER, U. Socialização e reprodução da desigualdade social. In: SOUZA, J; BITTLINGMAYER, U. (Orgs.). Dossiê: Pierre Bourdieu. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

BERNARDO, K. A. da S.; MAIA, F. L.; BRIDI, M. A. As configurações do trabalho remoto da categoria docente no contexto da pandemia COVID-19. Revista Novos Rumos Sociológicos, v. 8, n. 14, ago/dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/19908. Acesso em: 01 jun. 2022.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. Trad. Paula Monteiro e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155. (Grandes Cientistas Sociais, n. 39).

BOURDIEU, P. Meditações Pascalianas. Tradução de Sérgio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 324p.

BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIE, P.. Questões de sociologia. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Fim de Século, 2003. p.119-126.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp, 2007.

BRASIL. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Ministério da Educação. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.

FARAGE, E. J.; COSTA, A. J. S.; SILVA, L. B. A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 226-257, abr., 2021. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/51906/2/Artigo%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20Superior%20e%20Pandemia%20-%20Rev%20Germinal%20%282021%29.pdf. Acesso em: 31 mai. 2022.

GRENFELL, M.. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Trad. Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

HARDY, C. Espaço Social. In: GRENFELL, M.. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Trad. Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. 393p.

HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LAHIRE, B. Os limites do conceito de campo. In: SOUZA, J; BITTLINGMAYER, U. (Orgs.). Dossiê: Pierre Bourdieu. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

LAVAL, C. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. Trad. Márcia Pereira Cunha, Nilton Ken Ota. São Paulo: Elefante, 2020. 320p.

LIMEIRA, G. N.; BATISTA, M. E. P.; BEZERRA, J. de S. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8415. Acesso em: 06 jun. 2022.

LUDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MANCEBO, D. Trabalho remoto na Educação Superior brasileira: efeitos e possibilidades no contexto da pandemia. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 105-116, out.-dez., 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180086. Acesso em: 07 jun. 2022.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7 ed., São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MATON, K. Habitus. In: GRENFELL, M. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Trad. Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. p. 73-94.

MINAS GERAIS. Decreto Nº 47.886 de 15 de março de 2020. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: < https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/images/caderno1_2020-03-15.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2022.

MOURA, A. de C.; CRUZ, A. G. da. Ensino Superior e produtividade acadêmica em tempos de pandemia. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial, p. 222-244, jun.-out., 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51813. Acesso em: 06 jun. 2022.

OFÍCIO CIRCULAR UEMG/GABREITOR nº 6/2021. Orientações Solicitação de Remoção de Docente. Belo Horizonte, 24 de março de 2021, 2021.

ROSSO, S. D. Mais trabalho!: a intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008. 208 p.

SANTOS, K. D. et al. Ensino online em tempos de pandemia: a opinião de universitários quanto aos desafios encontrados. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18746/16700. Acesso em: 16 jun. 2022.

SILVA, R. L. B. R. da; SILVA, D. S. da. Ensino superior, pandemia e trabalho: rupturas e continuidades. Revista Educación Superiior y Sociedad, v. 33, n. 2, p. 31-52, 2021. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/v33i2-1/349. Acesso em: 07 jun. 2022.

SWARTZ, D. O Estado como banco central do crédito simbólico. In: SOUZA, J; BITTLINGMAYER, U. (Orgs.). Dossiê: Pierre Bourdieu. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Portaria/UEMG nº 034, de 17 de Março de 2020. Regulamenta a suspensão das aulas presenciais no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, conforme Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 de nº 01, de 16 de março de 2020, e dá outras providências. Belo Horizonte, 2020a. Disponível em: http://www.uemg.br/component/content/article/217-gabinete/portarias/4011-portaria-uemg-n-034-de-17-de-marco-de-2020?Itemid=437. Acesso em: 14 jun. 2022.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Resolução CONUN/UEMG Nº 456, de 04 de junho de 2020: dispõe sobre diretrizes e prazos referentes a atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas de forma remota, no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais. 09 de Junho de 2020. Belo Horizonte, 2020b. Disponível em: https://uemg.br/resolucoes-conun/4334-resolucao-conun-uemg-n-456-de-04-de-junho-de-2020-dispoe-sobre-diretrizes-e-prazos-referentes-a-atividades-de-ensino-pesquisa-e-extensao-realizadas-de-forma-remota-no-ambito-da-universidade-do-estado-de-minas-gerais. Acesso em: 14 jun. 2022.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. PASSOS. Ata de reunião estraordinária de colegiado de cooordenadores da UEMG Unidade Acadêmica de Passos em 24 de fevereiro de 2021. 2021. Disponível pelo Sistema Eletrônico de Informação, pelo processo: 2350.01.0002569/2021-06. Acesso em: 06 abr. 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Processo Seletivo Simplificado para Convocação Temporária de Professores da Educação Superior em Unidades Acadêmicas do Estado de Minas Gerais – Ano de 2022. Edital Nº 27/2022 – Unidade Acadêmica de Passos. Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://www.uemg.br/component/phocadownload/category/1673-edital-n-27-2022-unidade-passos. Acesso em: 19 jun. 2022.

Downloads

Publicado

13/11/2023

Como Citar

Francklin, A. (2023). A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19. Educação Em Foco, 26(50), 1–26. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6945