A Formação do instrutor de LIBRAS
um relato autoetnográfico
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.7020Palavras-chave:
Proficiência em Libras, Magistério, Ensino de Libras, Formação ProfissionalResumo
A formação docente, no Brasil, nortea-se por documentos oficiais que fazem a separação entre profissionais de níveis médio e superior. Especificamente, sobre a comunidade surda, a legislação que ampara a formação do instrutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é o Decreto 5.626/2005, o qual traz a possibilidade de formação em níveis médio e superior. O objetivo geral foi investigar sobre o processo formativo de instrutores de Libras no interior do estado de Pernambuco até a sua certificação profissional. A pesquisa tem abordagem qualitativa, caracterizando-se como autoetnográfica, para a qual utilizaram-se a observação e a escrita de um memorial. A partir dos dados, foi constatado que a formação inicial até se tornar um instrutor de Libras demandou uma jornada longa, que perpassou da proficiência em Libras até aspectos formativos profissionais.
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