A Formação do instrutor de LIBRAS

um relato autoetnográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.7020

Palavras-chave:

Proficiência em Libras, Magistério, Ensino de Libras, Formação Profissional

Resumo

A formação docente, no Brasil, nortea-se por documentos oficiais que fazem a separação entre profissionais de níveis médio e superior. Especificamente, sobre a comunidade surda, a legislação que ampara a formação do instrutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é o Decreto 5.626/2005, o qual traz a possibilidade de formação em níveis médio e superior. O objetivo geral foi investigar sobre o processo formativo de instrutores de Libras no interior do estado de Pernambuco até a sua certificação profissional. A pesquisa tem abordagem qualitativa, caracterizando-se como autoetnográfica, para a qual utilizaram-se a observação e a escrita de um memorial. A partir dos dados, foi constatado que a formação inicial até se tornar um instrutor de Libras demandou uma jornada longa, que perpassou da proficiência em Libras até aspectos formativos profissionais.

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Biografia do Autor

WENDER TORRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Formado em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE/UAG. Pós graduado em Libras pela  Faculdade da Lapa - FAEL. Graduado em Letras com habilitação em Língua portuguesa pela UNIFACVEST. Pós graduado em Gestão e Coordenação Pedagógica pela FACEMINAS. Complementação Pedagógica em Educação Especial e Inclusiva pelo IF-Sul de Minas. Professor efetivo do município de Rio Largo -AL Graduando em Letras com habilitação em Libras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

ANA CRISTINA DAXENBERGER, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Ciências Sociais e Fundamentais

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual de São Paulo, Psicopedagoga, Especialista em Educação a Distância, Membro do NEABI/UFPB, pesquisadora na área de inclusão escolar e estudos sobre comunidades quilombolas. Membro do GEP(grupo de Pesquisas em Educação Especial). Assessora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB.

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

Torres, W. P. D. A., & Daxenberger, A. C. S. (2023). A Formação do instrutor de LIBRAS: um relato autoetnográfico. Educação Em Foco, 26(50), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.7020