v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco

					Visualizar v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco
Publicado: 24/08/2020

Expediente

Editorial

Artigos

  • Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais

    Juliana Corrêa Schwarz, Ivan Carlos Cicarello Junior, Denise de Camargo, Paula Maria Ferreira de Faria
    8-26
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4245
  • Letramento digital: reflexões sobre uma prática docente no estágio curricular supervisionado

    Kátia Cristina Sommer Schmidt, Luiz Martins Junior, Jordelina Beatriz Anacleto Voos, Julice Dias
    27-44
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4621
  • Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura

    Mariana Aparecida Toledo Lima, Silvana Claudia Santos
    45-67
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3794
  • A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise

    Sabrina Olimpio Caldas de Castro, Débora Gonzaga Martin, Nuno Felizardo Júnior, Valter Machado da Fonseca, Fernanda Maria de Almeida
    68-88
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4280
  • Trabalho pedagógico com sentimentos em uma instituição de acolhimento infantil

    Bruna Ercoles da Silva, Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Ricardo Fernandes Pátaro
    89-109
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4187
  • Educação integral na era de políticas de resultado e o mal-estar dos coordenadores pedagógicos

    Sanny Silva da Rosa, Maria Isabel Padovan
    110-130
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4028
  • A influência do poder legislativo no planejamento das políticas de educação no Estado de Minas Gerais

    André Dell'Isola Denardi, Bruno Lazzarotti Diniz Costa
    131-152
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4512
  • As viagens pedagógicas do jovem Anísio Teixeira à Europa (1925) e Estados Unidos da América (1927) e sua inclinação definitiva para a educação pública

    Jose Geraldo Pedrosa, Reisla Suelen Oliveira Silva
    153-173
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3786
  • Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido

    Cleverson Ramom Carvalho Silva
    174-190
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4602
  • A resistência popular ao ideário da elite intelectual

    Julia Siqueira Rocha, Tatiana Pires Escobar, Ione Ribeiro Valle
    191-206
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4742
  • Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910)

    Ernesto Candeias Martins
    207-227
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4367
  • A juvenilização da EJA no Estado do Amapá: uma análise na Escola Estadual Santa Inês em Macapá-AP

    Socorro Balieiro Machado, Elivaldo Serrão Custódio
    228-248
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v23i40.4588
  • A gênese das instituições de ensino filantrópicas e profissionalizantes no antigo Sul de Mato Grosso: episódios da trajetória de Oliva Enciso

    Adriana Espindola Britez, Jacira Helena do Valle Pereira Assis
    249-272
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4555
  • Relações de gênero no recreio escolar: brinquedos, brincadeiras, construções sociais

    Pedro Paulo Souza Rios, Alfrancio Ferreira Dias, Andre Ricardo Lucas Vieira
    273-293
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3061
  • A busca de um currículo multicultural que respeite as diferenças e as famílias homoafetivas

    Jackelline Fraga Pessanha
    294-313
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4549