O ENSINO RELIGIOSO CONTEMPORÂNEO E A ESCOLA PÚBLICA : INOVAÇÃO OU REPETIÇÃO DE MODELOS ANTERIORES ?

Autores/as

  • Rozaine Aparecida Fontes Tomaz Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal.

Resumen

Interessados em responder a questão de como é organizada a pedagogia do Ensino Religioso nasescolas estaduais de tempo integral da cidade de Uberlândia-MG,realizamos uma pesquisa intituladaoriginalmente “O Ensino Religioso na Educação Integral: Inovação ou Repetição”? em 2012, no curso de mestrado em Educação da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, orientada pelo prof.Dr. Paulo Sérgio Bareicha, objetivando identificar os principais aspectos constitucionais da pedagogia do Ensino Religioso e compreender os processos didático-pedagógicos e de gestão da disciplina, bem como a forma de oferta da disciplina e os componentes complementares, quais sejam, a epistemologia do Ensino Religioso, o perfil do docente do Ensino Religioso, o material didático, os conceitos e a(s) forma(s) de avaliação e ainda, a percepção do aluno quanto à teoria e prática da disciplina, entre outros.

Biografía del autor/a

Rozaine Aparecida Fontes Tomaz, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal.

Possui mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (área de concentração: Educação e Comunicação; Linha de Pesquisa: Educação, Arte e Linguagem), Mestrado em Toxicodependência e Patologias Psicossociais pelo Instituto Superior Miguel Torga Coimbra/PT. Especialista em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/PT; Especialista em Psicopedagogia; Psicanálise Clínica; Educação Especial: ênfase inclusão; entre outras. Graduada em Pedagogia; Filosofia; Estudos Sociais e Artes (Educação Artística). Possui experiência em docência e coordenação de cursos no ensino básico e superior, atendimentos psicopedagógicos e implementação de projetos sociais, tanto na esfera privada quanto na esfera pública (Poderes Executivo e Judiciário). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Frutal, nos cursos de Direito e de Administração (disciplinas Filosofia do Direito e Filosofia e Ética Empresarial); professora convidada de cursos de pós-graduação. Coordenadora de projetos de extensão e de iniciação científica aprovados por agências de fomento como FAPEMIG, PAPq, PAEx/UEMG. Participa dos seguintes grupos de pesquisa CNPq: Observatório de Violência e Práticas Exemplares - USP/Ribeirão Preto; Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião- UFU/CEDIRE/Uberlândia; Núcleo de Estudos em Gestão e Impactos Ambientais - NEGIA; sendo líder do grupo Direito e (In)Tolerância Religiosa - UEMG/Frutal. 

Publicado

2018-06-08

Número

Sección

v. 1, n. 1 (2016): janeiro-junho