Educação e preconceito: o jogo de representação como estratégia de reflexão

Autores

  • Daniel Silva Santos Instituto Federal de São Paulo
  • Ronilda Iyakemi Ribeiro Universidade de São Paulo

Resumo

Pretendendo participar do projeto coletivo de criação de métodos de abordagem do preconceito como tema, este trabalho investiga as possibilidades de uso educacional do jogo de representação (role playing game - RPG). Tendo por pressuposto teórico que o preconceito é um problema generalizado nas relações humanas, que se constitui e se reproduz por meio de mecanismos psicológicos e culturais específicos e que a educação formal é uma de suas instâncias reprodutoras, foi utilizado um jogo de representação com professoras de ensino fundamental de uma escola estadual de Bauru (SP). Definido o objetivo de explorar o potencial desse jogo como propiciador de sensibilização, reflexão e conscientização, foi proposto um jogo durante o qual as participantes tiveram a oportunidade de interpretar as reações de professores fictícios diante de um caso de exclusão social.

Biografia do Autor

Daniel Silva Santos, Instituto Federal de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Escolar.

Ronilda Iyakemi Ribeiro, Universidade de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1968), com mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ciência Social (Antropologia da África Negra) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é pesquisadora da Universidade Paulista e professora colaboradora da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnopsicologia, Herança Africana, Cultura e Religião Iorubás, Psicologia e Religião, Diálogo Interreligioso, Responsabilidade Social, Formação de Psicólogos, Educação de Valores e Virtudes.

Downloads

Publicado

2015-03-27

Edição

Seção

Artigos