Significações sobre a diversidade cultural: problematizando uma realidade escolar

Autores

  • Arnaldo José Zangelmi Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Leopoldina
  • Fabrício Roberto Costa Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Izabella Fátima Oliveira de Sales Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Leopoldina
  • Patrícia Werneck Ladeira Réche Universidade do estado de Minas Gerais
  • Laura Pereira Vargas Machado

Resumo

O objetivo desse artigo é desenvolver uma reflexão sobre a maneira como a diversidade cultural tem sido tratada nos cotidianos escolares, atentando para as diversas formas de classificação sobre a alteridade e para os fundamentos dessas significações. Neste sentido, tomamos com referência empírica a compreensão das significações atribuídas por educadores da Escola Estadual Emílio Ramos Pinto (Leopoldina-MG) sobre a diversidade cultural no decorrer de suas atuações nessa instituição, da década de 1970 até a atualidade.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Edição

Seção

Artigos