A Ética dos prazeres em Aristóteles: um estudo a partir da "História da sexualidade", de Michel Foucault

Autores

  • Juliano Moreira Lagoas Universidade de Brasília - Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a questão dos prazeres na Ética a Nicômaco de Aristóteles, procurando elucidar as razões e as maneiras pelas quais a sexualidade constituiu-se como um campo de preocupação moral na Antiguidade grega. Para isso, utilizamos o esquema de análise proposto por Michel Foucault no Volume II de sua História da Sexualidade (O uso dos prazeres). De um modo geral, esse esquema baseia-se na distinção entre os aspectos de “código”, de um lado, e as “práticas de si” e “formas de subjetivação”, de outro. Importa, seguindo Foucault, analisar as “prescrições”, os “sistemas de regras e valores”, à luz das diferentes formas pelas quais os indivíduos podem encará-los, isto é, conduzirem a si próprios no campo da sexualidade e dos prazeres em geral. É dessa distinção que a reflexão moral de Aristóteles recebe alguns de seus sentidos, na medida em que é do “uso dos prazeres”, muito mais do que da definição estrita do “permitido” e do “proibido”, que se trata no processo de constituição do sujeito moral. Na última parte do artigo, tenta-se mostrar algumas das articulações possíveis entre Ética e Política no pensamento do filósofo estagirita, a partir da problemática dos prazeres e da sexualidade.

Biografia do Autor

Juliano Moreira Lagoas, Universidade de Brasília - Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei/MG (2006). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos/SP (2010). Atualmente cursa doutorado em Psicologia Clínica e Cultura, na Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Filosofia, com ênfase em Psicanálise, Epistemologia e Fenomenologia e História dos Sistemas Psicológicos. Atua principalmente nos seguintes temas: Sujeito, Percepção, Corpo, Saúde Mental e Crítica da Razão Moderna

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Publicado

2013-11-05

Edição

Seção

Artigos