Teatro, espaço e transversalidade: uma aproximação pedagógica
Resumo
Este artigo investiga o espaço teatral como um elemento transversal na práxis artística com teatro, incluindo criação, pesquisa e ensino. Como tal, no processo de escolha e adequação de um determinado espaço físico para as encenações, deve se observar criticamente os diversos espaços que compõem o fazer teatral. Dessa forma, vetores de comunicação entre o espaço cênico, a plateia e a vivência na polis transversalizam relações artísticas, sócias, intelectuais, de memória e identidade. O ato teatral - um instante de pacto artístico - é também um espaço de acordos, memória coletiva, formação para a convivência. Como subsídio, estudos acadêmicos que refletem sobre o tema “espaço teatral” e práticas que exemplificam a perspectiva do espaço teatral como elemento de transversalidade.
Palavras-chave: Teatro; pedagogia; espaço; transversalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.