Oscar Wilde e Artur Azevedo em: procedimentos de comicidade como marcos de identidade

Autores

  • Carmen C. Borges Losano Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Maria Madalena de Campos Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Resumo

Durante o trabalho realizado, foi possível analisar o percurso do desenvolvimento da “literatura comparada”. Nessa perspectiva, compreendemos como as obras canônicas, consideradas referência cultural universal, gozaram de tanto prestígio e valorização perante os críticos e a sociedade, ao passo que as demais obras, ditas “obras marginais”, foram desvalorizadas. Mas, com os estudos culturais, percebemos que essas obras, que permaneceram à margem, passam a ser valorizadas pelos critérios de “identidade cultural”. No presente trabalho, as obras cômicas, exemplos de obra marginal, passam pela análise dos procedimentos de comicidade, que são instrumentos de reconhecimento da identidade cultural de cada autor/sociedade e, por conseguinte, critérios de valorização. Assim, pelos procedimentos de comicidade, percebemos os marcos de identidade dos autores Oscar Wilde e Artur Azevedo, bem como de suas respectivas sociedades. Dessa forma, observamos que a obra cômica, que retrata a natureza e a cultura do homem, pode ter lugar de prestígio  entre o público ou a crítica.

 

Palavras-chave: cânone; comicidade; identidade cultural.

Biografia do Autor

Maria Madalena de Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Normal Superior pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Barbacena).

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Publicado

2010-12-05

Edição

Seção

Artigos