Monteiro Lobato e o nascimento de uma literatura infantojuvenil especificamente brasileira

Autores

  • Camila LOPES CRAVO Matos Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidades Leopoldina PUC-Rio de Janeiro

Resumo

Resumo:

Por meio de pesquisas textuais, embasando-nos nas teorias da “estética da recepção” e “teoria do efeito” dos estudiosos alemães, Jauss e Iser, respectivamente, partimos na busca de uma reflexão, sobre a possível nascença de uma literatura infantojuvenil brasileira. Deparando-nos com o papel desempenhado por Monteiro Lobato na construção dessa literatura, e acabando por pormenorizar sua importância enquanto autor, traçando alguns significados de seus personagens para o público leitor, e desenvolvendo possíveis caminhos da recepção de sua obra através do tempo.

 

Palavras-Chave: literatura brasileira; literatura infantojuvenil; Lobato

Biografia do Autor

Camila LOPES CRAVO Matos, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidades Leopoldina PUC-Rio de Janeiro

Doutoranda pela Puc-Rio em Educação, Mestre em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Especialista em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, graduada em PEDAGOGIA pela UFJF. Professora da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG-ubá), atuando nas disciplinas Educação Especial; História da Filosofia da Educação e Estágio Supervisionado em: Educação Especial e no Ensino Médio nos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Professora da UEMG-LEOPOLDINA, trabalhando nas disciplinas: Estágio Supervisionado,  OTP, Fundamentos da educação na educação básica no curso de Pedagogia. Coordenadora de área do PIBID Peadgogia.

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Publicado

2015-05-13

Edição

Seção

Artigos