Mercantilização da felicidade humana

Autores

  • Gabriela Carinhato Faculdades Integradas de Jaú (FJau)
  • Mayara Carinhato Silva Faculdades Integradas de Jaú (FJau)
  • Hugo Ferrari Cardoso Universidade Sagrado Coração (USC); Faculdades Integradas de Jaú (FJau)

Resumo

O presente trabalho aborda a busca da felicidade pelo homem contemporâneo imerso na cultura de consumo. Buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, discutir e refletir acerca das mudanças de significado de felicidade ao longo da História e, também, sobre como ela tem sido caracterizada e buscada na contemporaneidade. Foi constatado que a estreita ligação entre o significado de felicidade e o consumo como se configura hoje, ocorreu devido aos desdobramentos políticos e econômicos que vem se sucedendo desde o século XIX. Foi possível também verificar que a felicidade se tornou uma obsessão, ao passo que qualquer vestígio de tristeza e angústia passou a ser repudiado. Nesta pesquisa também foram analisados os ditos “facilitadores” da felicidade, tais como psicofármacos que prometem extirpar sentimentos que se opõem à felicidade. Sendo assim, a cultura da felicidade, imbricada ao consumo atingiu particularidades humanas inimagináveis, tornando tudo, ainda que impalpável, passível de ser comprado.

Biografia do Autor

Gabriela Carinhato, Faculdades Integradas de Jaú (FJau)

Psicóloga, graduada na Faculdades Integradas de Jaú (FJau)

Mayara Carinhato Silva, Faculdades Integradas de Jaú (FJau)

Psicóloga, graduada na Faculdades Integradas de Jaú (FJau)

Hugo Ferrari Cardoso, Universidade Sagrado Coração (USC); Faculdades Integradas de Jaú (FJau)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Saõ Francisco (USF). Docente dos cursos de Psicologia da Universidade Sagrado Coração (USC) e Faculdades Integradas de Jaú (FJau)

Downloads

Publicado

2019-08-23