Projeto Musicanto 2017: O desenvolver e viver a arte e cultura no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena sob a ótica estudantil
Resumo
Resumo: Este relato de experiência fundamentou-se em apresentar a trajetória vivenciada por duas discentes pesquisadoras extensionistas no Projeto “Musicanto” realizado durante o ano de 2017, no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena (doravante IF Barbacena). O projeto dispôs como proposta criar momentos de convivência social através da arte e da cultura, expressando a musicalidade na comunidade interna e externa por intervém de apresentações em forma de coral. O objetivo principal do projeto extensionista baseou em propor os benefícios da música através da harmonia dada pelo convívio entre os envolvidos no projeto, que inicialmente, foi constituído por 46 integrantes, sendo: 05 (cinco) docentes; 24 (vinte e quatro) discentes; 16 (dezesseis) técnicos administrativos; 01 (um) terceirizado e 03 (três) colaboradores externos, apresentando um total de 49 componentes. A metodologia utilizada neste projeto ancorou-se no levantamento bibliográfico próprio do tema e o método qualitativo orientou as ações extensionistas in loco. Esse tipo de ação oportunizou que os envolvidos colaborassem para o desenvolvimento do projeto e, a posteriori, em seu desenvolvimento pessoal, através das demandas que apresentavam ao longo de toda a ação extensionista. Sendo este método visto como próprio da extensão, ora que seus participantes norteiam as atividades transversalmente das necessidades sentidas e percebidas ao longo do projeto. Por fim, percebeu-se que: o trabalho e o desempenho do coral geraram voz e visibilidade aos envolvidos; fortaleceu a relações interpessoais; promoveu e divulgou a arte e cultura através da formação de coletivos musicais; proporcionou conhecimento teórico próprio da música e da cultura, e por fim, expôs discussões das temáticas sobre o canto e a história da arte.
Palavras-chave: Música. Manifestação Cultural. Relações Interpessoais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.