Estratégias de compreensão da leitura: perspectivas teóricas
Resumo
A competência em leitura é uma das habilidades fundamentais para o sucesso em todas as áreas do saber. Neste artigo são apresentadas algumas contribuições teóricas acerca das estratégias de compreensão da leitura e a repercussão no desempenho acadêmico dos estudantes. Com o objetivo de compreendermos como as estratégias metacognitivas influenciam no processo de compreensão leitora, o referencial adotado é a abordagem da psicologia cognitiva e a teoria do processamento da informação que, a partir de modelos cognitivos dos processos mentais superiores, explica o processamento da informação na mente humana, no modo como os indivíduos percebem, aprendem, recordam e ponderam a informação. As pesquisas nessa área apontam para a necessidade de avaliações de compreensão da leitura em todos os níveis de escolarização, e o diagnóstico dos problemas referentes aos processos que envolvem a leitura constituem passos primordiais para a intervenção e a prevenção das dificuldades de aprendizagem dessa atividade.
Palavras-chave: estratégias de leitura; compreensão em leitura; desempenho escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.