Estratégias de compreensão da leitura: perspectivas teóricas

Autores

  • Elaine Leporate Barroso Faria Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Resumo

A competência em leitura é uma das habilidades fundamentais para o sucesso em todas as áreas do saber. Neste artigo são apresentadas algumas contribuições teóricas acerca das estratégias de compreensão da leitura e a repercussão no desempenho acadêmico dos estudantes. Com o objetivo de compreendermos como as estratégias metacognitivas influenciam no processo de compreensão leitora, o referencial adotado é a abordagem da psicologia cognitiva e a teoria do processamento da informação que, a partir de modelos cognitivos dos processos mentais superiores, explica o processamento da informação na mente humana, no modo como os indivíduos percebem, aprendem, recordam e ponderam a informação. As pesquisas nessa área apontam para a necessidade de avaliações de compreensão da leitura em todos os níveis de escolarização, e o diagnóstico dos problemas referentes aos processos que envolvem a leitura constituem passos primordiais para a intervenção e a prevenção das dificuldades de aprendizagem dessa atividade.

 

Palavras-chave: estratégias de leitura; compreensão em leitura; desempenho escolar.

Biografia do Autor

Elaine Leporate Barroso Faria, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Educação pela Universidad de La Habana (Cuba), professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

2012-03-27

Edição

Seção

Artigos