Treinamento de Habilidades Sociais: evidências da eficácia para estudantes de ensino superior segundo a literatura

Autores

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo uma revisão sistemática de literatura sobre o tema Treinamento de Habilidades Sociais (THS) em estudantes de graduação. Para tanto, a pesquisa iniciou-se nas bases de dados Scielo, Portal de Periódicos da Capes e nos Anais dos Seminários Internacionais de Habilidades Sociais. Foram selecionados, em um primeiro momento, 129 trabalhos escritos em português e espanhol, publicados entre 2010 a 2020. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão propostos para este estudo, foram pré-selecionados 24 artigos e resumos. Posteriormente, foram eleitos cinco artigos para leitura e análise na íntegra. Os resultados mostram evidências sobre a eficácia da promoção de programas de THS para estudantes de graduação. Entretanto, verificam-se limitações relacionadas à confiabilidade dos estudos devido aos delineamentos de pesquisa adotados, assim como tamanho das amostras. Portanto, constata-se o THS como uma importante ferramenta de intervenção, visando ao desenvolvimento psicossocial, à diminuição do sofrimento psicológico e, por consequência, ao melhor aproveitamento acadêmico para estudantes de graduação. Por outro lado, diante do baixo número de trabalhos encontrados no período pesquisado, assim como das limitações daqueles analisados, ressalta-se a importância de serem realizadas mais pesquisas nessa área.

Biografia do Autor

Lívia Marília Souza Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Graduanda em Letras (Habilitação Português/Espanhol)

Bolsista IF Sudeste MG/FAPEMIG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Milena Cristina Nascimento Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Graduanda em Letras (Habilitação Português/Espanhol)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Daniele Aparecida Chaves Resende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Graduanda em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Bolsista IF Sudeste MG/FAPEMIG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Gabriela Maria Moreira Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Graduanda em Gestão de Tecnologia de Recursos Humanos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Esther de Matos Ireno Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2002) e mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Professora EBTT no IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei. Atua nas disciplinas relacionadas à Gestão de Pessoas, Formação Profissional e Planejamento de Carreira, Psicologia da Educação e Qualidade de Vida no Trabalho, Temas de interesse: Analise do Comportamento, Metodologia de Pesquisa, Habilidades Sociais; Escolha profissional; Planejamento de Carreira; Inserção no mercado de trabalho; Relações Interpessoais no trabalho; Comportamento organizacional, Formação Profissional.

Roselne Santarosa de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2012). Atua de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del-Rei

Downloads

Publicado

2023-02-10