Morar na roça, estudar na cidade: os estudantes do ensino médio em suas condições objetivas de vida
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo central foi investigar as condições objetivas de vida e estratégias de permanência escolar de alunos residentes na zona rural e que estudam em zona urbana, em um determinado município mineiro. Dessa forma, discutirmos a educação escolar destinada a este público específico de alunos problematizando a educação rural e a educação do campo; as relações entre a escolaridade dos familiares dos alunos e a atribuição de importância à escola; e, por fim, as estratégias de permanência mobilizadas por esses discentes. Os resultados indicam a valorização da escola no meio familiar, ainda que ainda que a escolaridade das gerações anteriores desses estudantes seja baixa; que as estratégias mais demandadas à permanência estão relacionadas à locomoção, à superação do cansaço e à conciliação com o trabalho campesino. Assim, defendemos que a educação do campo, ainda distante da maioria das comunidades rurais, possui os princípios que garantiriam o direito à educação a este grupo específico.
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